Player da Radio

domingo, 25 de agosto de 2013

Graça

Graça

Leitura Bíblica: Romanos 6.1-7

 Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? (Rm 6.2b)
 
 Romanos é um dos escritos de Paulo mais profundos em termos de doutrinas bíblicas. O apóstolo ainda não conhecia aquele grupo de cristãos, diferentemente dos destinatários das suas outras cartas, que em sua maioria eram igrejas que ele mesmo havia fundado. Assim, ele faz uma espécie de tratado teológico e doutrinário para os romanos. Ele inicia, nos primeiros três capítulos do livro, falando do problema do ser humano, afirmando que não há um justo sequer e ninguém que faça o bem, pois todos desagradam a Deus e, por isso, estão separados da graça divina (Rm 3.23). Nos capítulos 4 e 5, Paulo apresenta a solução para este problema, dizendo que somos “justificados pela fé [e] temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). Facilmente alguém poderia concluir o seguinte: estamos todos separados de Deus e não podemos ter acesso a Ele; Cristo resolveu o problema em nosso lugar, pagando o preço pela nossa desobediência; logo, sempre que desagradarmos a Deus, Cristo pode e resolverá o problema para nós. Conclusão lógica: posso desobedecer a Deus o quanto eu quiser, pois quanto mais eu fizer isso, mais a graça divina vai manifestar-se!

Conhecendo muito bem o carácter humano, o próprio Paulo lançou a pergunta e prontamente deu a resposta (veja os versículos 1 e 2 da leitura de hoje). Aquele que entrega a sua vida a Cristo já morreu e foi sepultado com Ele. A nossa velha natureza deve ter sido crucificada, para não sermos mais escravos do que Deus desaprova. Embora o cristão não esteja totalmente livre da tendência para o mal, ele não vive mais na prática do que é errado para Deus, pois Cristo dá-nos uma nova vida (v 4). Como Paulo diz noutra carta: “Se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas” (2Co 5.17). Você já tem esta nova vida? Com Cristo, tem vencido a luta contra o que desagrada a Deus? – CK

 A graça de Deus é um presente, mas isso não nos dá o direito de abusar dela!

Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS