Player da Radio

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A GRAÇA DE DEUS

A GRAÇA DE DEUS
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;” (Ef 2:8 PJFA). A graça refere-se àquilo que Deus é e que não pode ser alterado. A graça também se refere à forma como Deus age. Ela é livre e soberana, isto é, não há nada fora de Deus que o obrigue a agir em graça. Por isso a graça não pode ser reivindicada, mas pode ser recebida.


 A MULTIFORME GRAÇA

 “servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.”(IPe 4:10 PJFA). A graça de Deus não é uniforme com apenas uma forma, pelo contrário, ela é multiforme: apresentasse-nos de várias formas.

 A SUPREMA RIQUEZA DA GRAÇA

 “para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para connosco em Cristo Jesus.”(Ef 2:7 PJFA). A graça de Deus é a maior riqueza jamais existente. A riqueza da graça é suprema, significa não apenas que é riqueza máxima, mas ao mesmo tempo a principal riqueza que o ser humano pode alcançar. É uma riqueza superior tanto em quantidade como em qualidade. Possui riquezas incalculáveis que somente a eternidade nos fará perceber.

 A FONTE DA GRAÇA

 “para que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.” (IITs 1:12 PJFA). Deus é a fonte da graça, isto é, a graça é proveniente ou emana do próprio Deus. É nesse sentido que Deus é designado o Deus de toda a graça. “E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há-de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer.” (IPe 5:10 PJFA). Toda a manifestação da graça tem origem em Deus – ela é “a minha graça”. “Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.” (IICo 12:9 NVI)

 O VEÍCULO OU CANAL DA GRAÇA

 “Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.” (Jo 1:17 NVI). Jesus Cristo é o canal da graça de Deus, pois a mesma foi-nos dada em Cristo. “Sempre dou graças a Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi dada em Cristo Jesus;” (ICo 1:4 PJFA). É nesse sentido que a Bíblia designa a graça não só como a graça de Deus Pai, mas também como a graça de nosso Senhor Jesus Cristo. “Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês.” (Rm 16:20 NVI); “Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vocês todos. Amém.” (Rm 16:24 NVI)

 O ADMINISTRADOR DA GRAÇA

 “de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça?” (Hb 10:29 PJFA). O Espírito Santo é o administrador da graça. É o Espírito Santo quem aplica os efeitos da graça e os seus princípios à vida do crente.

 O TRONO DA GRAÇA

 “Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.” (Hb 4:16 PJFA). O trono de Deus é designado o trono da graça. Significa que Deus reina em graça. O princípio do seu governo é a graça, isto é, ele age para com o homem na base da sua graça e não porque o homem merece. No relacionamento de Deus com o homem não está em causa o mérito deste, mas o favor divino que o homem não merece.

 OS DESTINATÁRIOS DA GRAÇA

 “Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada,” (IPe 1:10 PJFA). Os destinatários da graça são os crentes do Novo Testamento. Os profetas do Antigo Testamento profetizaram esta graça a nós destinada. Grande é o nosso privilégio de sermos os objectos da graça de Deus e não da sua ira.

 O CONHECIMENTO DA GRAÇA

 “que já chegou a vós, como também está em todo o mundo, frutificando e crescendo, assim como entre vós desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade,” (Cl 1:6 PJFA). O evangelho trouxe-nos o conhecimento da graça de Deus em toda a sua verdade. Trata-se dum conhecimento prático experimental e não apenas teórico. Significa uma experiência pessoal prática com a graça de Deus.

 OS EFEITOS DA GRAÇA

 Somos perdoados, somos salvos, temos provisão para as nossas necessidades e alcançamos vitória pela maravilhosa graça de Deus.
                                                                                                                          
                                                                                                                             Luís Reis
                                                                                                                             
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS