Player da Radio

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A FÉ DE ABRAÃO

                              A FÉ DE ABRAÃO
"(como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem. O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência; e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara; contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus, e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer."
(Rm 4:17-21)
Trago à nossa reflexão a fé de Abraão conforme Paulo a descreve na epístola aos romanos.
ABRAÃO CREU EM DEUS 


 Que vivifica os mortos. Isto tem dois aspectos: Pode referir-se ao facto de Deus lhe dar um filho na sua velhice, do ventre amortecido de Sara. Pode referir-se também à sua fé de que Deus podia ressuscitar seu filho Isaac, mesmo depois de ser oferecido em sacrifício. Espiritualmente, significa que Deus pode operar mesmo quando tudo, do ponto de vista humano, está perdido.
Que chama à existência as coisas que não existem, isto é, mesmo que do ponto de vista humano não haja nada Deus pode fazer com que aconteça.


 CREU ESPERANDO CONTRA A ESPERANÇA

 A fé sobrepõe-se às circunstâncias ainda as mais adversas. Do ponto de vista humano não havia qualquer esperança de Abraão ser pai. A corrente das circunstâncias era absolutamente contrária. Mas, a fé não se deixa levar ou arrastar pelas circunstâncias mas vence-as. Os peixes vivos erguem-se sobre as águas e vencem a corrente. Só os peixes mortos é que são arrastados por ela. As circunstâncias insistem em dizer não, mas a fé prevalece clamando “Sim” e “Amem” (c.c. II Co 1:20).

 CREU SEGUNDO LHE FORA DITO

A fé assenta ou descansa naquilo que Deus diz. O que Deus diz é suficiente para nos fazer descansar.
A fé não se baseia nos nossos sentimentos ou emoções, nem tão pouco em invenções doutrinárias, mas na genuína Palavra de Deus.
As nossas emoções são variáveis: podem nos deixar optimistas ou pessimistas. Por isso não podemos depender delas. A Palavra de Deus é o único fundamento da nossa fé e não precisa de “achegas” seja de quem for, porque ela é verdadeira e não falha; é inabalável e não passa.
Precisamos conhecer o que Deus diz na Sua Palavra. A falta de conhecimento da Palavra produz um vazio na fé ou uma fé distorcida.

 SEM ENFRAQUECER NA FÉ 

 Estava consciente da sua fraqueza e da de sua mulher. A fé genuína não nos faz perder a consciência das coisas. A fé não é cega.
Abraão não se deixou enfraquecer na fé porque não olhou para a sua fraqueza, mas para o poder de Deus. “O poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza” (II Co 12:9-10). Quando nos rendemos à evidência de que não podemos, não somos capazes, aí se manifesta o poder de Deus. O crente enfraquece na fé quando olha para a sua fraqueza ou para a fraqueza dos outros.
Para não enfraquecer na fé, precisamos olhar para Jesus “autor e consumador da fé” (Hb 12:2-3). NÃO DUVIDOU DA PROMESSA
Muitas vezes o crente é assaltado pela dúvida. (Lc 24:38). A dúvida anda ligada à pequena fé (Mt 14:31) e à incredulidade. O crente não deve duvidar mas crer (Mc 11:23). Jesus reprovou e repreendeu a dúvida dos discípulos (Mt 14:31). O crente duvidoso é semelhante à onda do mar e nada poderá alcançar o Senhor (Tg 1:6-7). FORTALECEU-SE NA FÉ DANDO GLÓRIA A DEUS
A fé desenvolve no crente uma força irresistível que faz dum pigmeu aos olhos do mundo num gigante na fé. Para Josué e Calebe, pela fé, os gigantes de Jericó tornaram-se em insignificantes pigmeus e os elevados muros em degraus fáceis de galgar.

 ESTANDO PLENAMENTE CERTO OU CONVICTO
  A fé produz uma certeza inabalável naquilo que se espera (Hb 11:1). Sem ter ainda é como se já tivéssemos. A fé toca o intocável.
A fé produz uma firme convicção naquilo que se não vê (Hb 11:1). Sem ver ainda é como se já víssemos. A fé vê o invisível.

 DEUS ERA PODEROSO PARA CUMPRIR O QUE PROMETERA

 Muitas vezes os homens fazem promessas que não podem cumprir por falta de carácter ou por falta de poder.
Deus tem um carácter perfeito e todos os recursos para cumprir as Suas promessas. Deus não pode mentir (Tg 1:2). As promessas de Deus não falham.
                                                                          


                                                                                                                                 Luís Reis
                                                                                                                                 

Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS