Player da Radio

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O Ramo Quebrado







Refçexão  Discurso Directo

 
O Ramo Quebrado

Quem já não viu ou lamentou um ramo quebrado. Por vezes somos tomados por um sentimento de pesar ao ver um ramo tão bonito e que prometia dar bom fruto mas que, por alguma razão, foi quebrado e deixou de ser o que poderia ter sido, se continuasse ligado à árvore.
Tal ramo pode ainda parecer muito frondoso e ter uma aparência normal, mas pelo facto de estar quebrado, está parcialmente ligado à árvore e já não recebe a seiva que lhe dava a vida. Mais cedo ou mais tarde começa a murchar, a morrer aos poucos e acaba por ser cortado da árvore. Um ramo quebrado não tem esperança de sobreviver a não ser que haja um milagre!

Gostaria de vos dizer que o ramo quebrado é a comovente figura de muitas pessoas nos nossos dias. As suas vidas estão quebradas, embora nalguns casos até pareça que vai tudo bem. São pessoas que vivem sem paz, sem alegria, com um enorme vazio, ou debaten-do-se com uma doença incurável. Pessoas que vivem cansadas, oprimidas, aflitas, desanimadas, em verdadeiro desespero porque estão sobrecarregados com tantos e variados problemas, dos quais não conseguem libertar-se.

Pessoas tais que ainda não morreram, mas já perderam o essencial da vida, porque o seu viver já não lhes diz nada e não tem mais significado para elas. Podem, até, ser pessoas religiosas, simpatizantes ou mesmo praticantes, mas a sua religião não lhes proporciona um verdadeiro sentido de vida nem qualquer réstia de esperança. A Bíblia, numa metáfora como grande significado e realismo, expressa que o Senhor "não esmagará o ramo quebrado, nem apagará a luz que já está fraca".1 Também a sua vida, prezado leitor, pode estar quebrada, mas não será esmagada.
Ainda há esperança para a sua vida!



A Bíblia foi escrita para nos ensinar a ter esperança: "Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão."2 A mensagem genuína do verdadeiro Evangelho oferece uma esperança. O apóstolo Paulo, dirigindo-se aos crentes do seu tempo, faz a seguinte observação: "Quando a verdadeira mensagem, a boa notícia do evangelho, chegou a vocês pela primeira vez, vocês ouviram falar a respeito da esperança que o evangelho oferece. Por isso, a fé e o amor que vocês têm são baseados naquilo que esperam e que está guardado para vocês no céu."3 E mais adiante acrescenta: "Mas é preciso que vocês continuem fiéis, firmados sobre um alicerce seguro, sem se afastar da esperança que receberam quando ouviram a boa notícia do evangelho."4
Jesus Cristo, o Filho de Deus e o escopo do Evangelho, é a verdadeira esperança para qualquer vida que esteja quebrada, como a Bíblia no-lo afiança: "Ele nos salvou e continuará a nos salvar desses terríveis perigos de morte. Sim, nós temos posto nele a nossa esperança, na certeza de que ele continuará a nos salvar,"5; "Pois lembramos, na presença do nosso Deus e Pai, como vocês puseram em prática a sua fé, como o amor de vocês os fez trabalhar tanto e como é firme a esperança que vocês têm no nosso Senhor Jesus Cristo."6

No Seu ministério terreno, Jesus deparou-Se com muitos "ramos quebrados" que encontraram nele a sua verdadeira esperança. O paralítico de Betesda que fazia trinta e oito anos que estava enfermo.7 Uma mulher que não podia endireitar-se há dezoito anos.8 Zaqueu, o homem rico, mas complexado, que não conseguia ser feliz.9 A viúva de Naím que levava o seu filho defunto para o cemitério.10 O cego Bartimeu que mendigava à beira do caminho.11 E com estes muitos outros, cansados e oprimidos, verdadeiros ramos quebrados, que Jesus restaurou, operando a sua salvação, através do perdão dos pecados e de uma nova vida, bem como, nalguns casos, a cura para as suas doenças, ainda que parecessem incuráveis.

 

Jesus continua a ser a verdadeira esperança para as vidas quebradas, pelas más escolhas, pelos vícios, pelo infortúnio, pela doença. Prezado leitor, procure uma Igreja Evangélica, que anuncie o genuíno Evangelho, e experimente colocar a sua esperança no Senhor Jesus Cristo.
21



Luís Reis

Pastor Evangelico-Queluz Poretugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS