Player da Radio

sábado, 19 de novembro de 2011

John Knox - De padre a reformador protestante

                                John Knox

                             De padre a reformador protestante

Reformador escocês, amante da Biblia, fundador da Igreja Presbiteriana, mudou a forma como os cultos eram realizados na Inglaterra conservadora.

John Knox nasceu em Haddington, em 1514, filho de um antigo soldado, recebeu influências, no que toca à educaçâo, do espirito de liberalismo que animou a igreja escocesa mesmo antes da Reforma Religiosa Protestante. Dos primeiros 30 anos da sua vida pouco se sabe. Apesar de alguns estudiosos fazerem referên-cia a Knox como semianalfabeto, este prosseguiu os seus estudos na Universidade de Glasgow, ou em St. Andrews, onde se afirma que tenha sido aluno de John Major, um dos maiores académicos do seu tempo.

Quanto tempo permaneceu na universidade é incerto. Sabe-se que nunca teve aspiraçôes a ser um académico famoso, até porque nâo hâ sequer provas de que se tenha graduado. Parece que dominava o latim e culti-vava o estudo. Aprendeu grego e hebraico num periodo posterior. Foi ordenado padre antes de 1540 e até 1543 ainda se mantinha sob o comando de Roma. Na altura em que assumiu oficialmente o cargo de padre, j a tinha sido tutor do filho de um nobre da vizinhança. A rela-çào de Knox corn a nobreza fez com que este tivesse uma inclinaçâo positiva em relaçâo às novas doutri-nas da igreja. Knox professou pela primeira vez a fé protestante em finais de 1545.

Muito infiuenciado por George Wishart, começou a ser seu seguidor em 1546, ano em que Wishart foi queimado como herege. Este erudito foi provavelmente o instrumenta imediato da sua conversâo. Knox seguia-o incansavelmente como guarda-costas, e carregava uma espada, para defender Wishart dos emissârios de Roma que atentassem contra a sua vida. Na noite em que prenderam Wishart, Knox foi impedido de partilhar com ele a prisâo e assim, muito provavelmente, o mesmo destino. Mais tarde, foi capturado por franceses e forçado a servir como escravo nas galés.

Depois de solto, em 1549, via-jou para a Inglaterra protestante. Knox foi chamado pela primeira vez ao ministério em St. Andrews, que durante toda a sua vida estaria ligado intimamente à sua carreira. Parece nâo ter havido qualquer ordena-çâo regular. Ofereceram-lhe o bispado de Rochester mas declinou, prevendo um regresso da Inglaterra ao catolicismo. Mudou-se para Genebra e ai começou a sua admiraçâo pela disciplina e pela teologia de Joâo Calvino. Em 1554, em Genebra, aceitou, em acordo com Joâo Calvino, uma posiçâo na Igreja Inglesa de Frankfurt. Numa curta viagem à Escôcia, em 15551556, ajudou a preparar o novo movimento que cul-minaria na rebeliâo contra a França e contra Roma (os dois pontos do papado catôlico).

De Agosto de 1559 até morrer, foi o ministro da Alta Igreja de Edimburgo, tendo um papel importante na introduçâo do protestantismo pelo Parlamento reformista. Os manifestas de 1560 têm maior contri-buiçâo de Knox do que qualquer outro individuo e a Confissâo foi muito importante para a nova Igreja nas suas declaraçôes sobre a fé. O culto mudou para sem-pre pela Liturgia de Knox, The Book ofCommon Order, que ordenava serviços religiosos na lingua local e colo-cava a Palavra de Deus como ponto central da reuniâo. Instruçôes para a comunidade protestante foram dadas no seu Book of Discipline, que incluia tôpicos sobre educaçâo gérai, providências para ajudar os pobres, idosos e doentes e mais cooperaçâo entre Igreja e Es-tado.

Sob a sua influência, o parlamento escocês de-clarou o pais oficialmente protestante, em Dezembro de 1567. A igreja organizada por Knox e seus auxili-ares recebeu o nome de Igreja Presbiteriana. Muitas narraçôes contemporâneas nâo lhe atribuem grande papel na sociedade inglesa de entâo, mas a sua bio-grafia é mencionada entre as obras mais importantes sobre a histôria da Igreja na Escôcia, um pais muito importante na histôria do protestantismo reformado. Knox faleceu em Edimburgo, a 24 de Novembro de 1572, aos 58 anos.
                                                                                                                                          David Pinto
                                                                                                                                      Jornalista - Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS