Player da Radio

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Á LUZ DO LIVRO

                                     Gênesis 4: 1-16



Prezado amigo, estamos no capítulo 4 do livro de Génesis, e peço que abra a sua Bíblia exactamente neste capítulo, no versículo 6, onde vamos encontrar Caim e Abel vindo para adorar a Deus. Vemos que esses dois jovens eram parecidos, acho eu; Eles eram parentes; Eram filhos de Adão e Eva. Porém havia uma grande divergência entre os dois, não necessariamente uma divergência de carácter. A diferença entre eles residia exactamente nisto: Abel traz o sacrifício que expressa a sua fé, enquanto Caim traz uma oferta que não demonstra fé na sua relação com Deus. A diferença entre eles está na atitude com que fazem a oferta. Agora vamos encontrar, prezado amigo, a ira de Caim, conforme lemos no versículo 6: “Porque é que estás furioso? perguntou-lhe o Senhor. Porque estás assim alterado?” Vejamos o que Caim respondeu. Enquanto lemos as palavras que Deus lhe dirigiu, observemos a resposta de Caim: "Continuou Deus falando a Caim dizendo: Se fizeres o que deves, serás bem aceite e serás feliz. Mas se agires mal e não obedeceres, toma atenção, porque o pecado está à espera para poder atacar-te, e o seu desejo é destruir-te. Mas está na tua mão o poder dominá-lo.” O ponto importante, prezado amigo, que temos a notar aqui é a ira de Caim. Por que ele estava irado? A ira dele chegou ao extremo de levá-lo a assassinar a seu irmão. E Caim é o protótipo de muitos criminosos, ou de todos os criminosos. Jesus disse que aquele que se ira contra o seu irmão é culpado de crime. A ira é uma forma de inveja, prezado amigo, e a inveja é orgulho. Aqui temos o orgulho, ou a inveja espiritual. De onde ela procede? É ela pecado? É sim, e leva o homem ao crime. Diz o apóstolo Tiago,no capítulo 1, verso 14: "O que acontece é que, quando uma pessoa é tentada, são os seus próprios desejos maus que a seduzem." Então, o desejos mau, depois de haver concebido, dá a luz ao pecado, e o pecado uma vez consumado gera a morte.


Encontramos Caim irado, e foi esta ira que o conduziu ao crime contra o seu irmão. Mas, a ira veio da inveja e do orgulho, e são esses pecados que Deus trata com Caim. Deus disse: " Se fizeres o que deves, serás bem aceite e serás feliz.” Talvez Caim, sendo filho mais velho, sempre tivesse a proeminência. Mas talvés nesta situação ele possivelmente pensou que estava a perder essa posição, quando Deus aceitou a oferta de Abel, e não se agradou da sua oferta. Então Deus diz a Caim que não havia razão nenhuma para ele perder aquela posição, se ele estivesse fazendo o bem. E fazer o bem para Deus, é trazer o tipo de sacrifício que lhe agrada, que era mais aceitável aos Seus Deus. Foi este o tipo de sacrifício que Abel trouxe a Deus, um sacrifício que revelava a sua fé, e o reconhecimento do seu próprio pecado. Abel reconheceu que era pecador e a sua oferta mostra exactamente e o seu estado diante de Deus. Caim não trouxe um sacrifício assim, e depois disto, Caim irou-se. Deus falando com Caim: “toma atenção, porque o pecado está à espera para poder atacar-te, e o seu desejo é destruir-te.”


Creio que naquele tempo, e muito tempo depois, até ao tempo de Moisés não havia instruções para a oferta pessoal pelo pecado que o indivíduo cometia, e digo isto pelo que nos é dado saber pela Bíblia. Houve sim o sacrifício de animais pelo pecado original. Aquele pecado que o homem herdou de Adão; Por essa razão o sacrifício de Abel tinha grande significado. Agora vamos encontrar instruções sobre a oferta pelo pecado, no livro de Levítico. Na primeira parte encontramos 5 tipos de ofertas, e uma delas é a oferta pelo pecado. Esta oferta pelo pecado não foi estabelecida até que a lei fosse dada. É isso o que o apóstolo Paulo diz na sua epístola aos Romanos, capítulo 3 e versículo 20: "Porque quanto mais conhecemos as leis de Deus, mais suas leis nos fazem ver que somos pecadores." Moisés, o patriarca, como podemos ver pelo livro de Jó, oferecia ofertas queimadas. Mas a oferta pelo pecado, veio somente no tempo de Moisés. Se você estudar ou ler a Bíblia pode verificar esta grande verdade. Lemos em I João 3:12: " Não devemos ser como Caim, que pertence ao Maligno, e matou o seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas acções eram más, e as do seus irmão eram justas." Proceder bem, para com Deus, era trazer a oferta com uma atitude certa. Era trazer a oferta de holocausto. Este era o tipo de oferta que era feita naquele tempo. Foi este o tipo de oferta que Abraão também ofereceu. Como tivemos oportunidade de ver pelo texto de Romanos, não havia pecado reconhecido naquele tempo, ou reconhecimento do pecado, até que a lei foi dada; Quer dizer, o pecado não se tornou uma transgressão da lei, até que a lei existisse.


Vemos também que Deus procurou proteger a pessoa de Caim, depois do seu crime. Caim se sentiu profundamente frustrado, e desejou que alguém o matasse, e Deus então prometeu protegê-lo dando-lhe um sinal. Mais a frente voltaremos a falar sobre esta protecção de Deus a pessoa de Caim.


Vamos ler os dois versículos seguintes, o 8 e o 9: “ Um dia Caim veio ter com o irmão e sugeriu-lhe que fossem andar pelos campos. Quando iam juntos Caim atacou-o e matou-o. O Senhor perguntou-lhe: “Onde é que está o teu irmão?” “Não sei”, respondeu Caim. “Será que sou o guarda dele?” Aqui vemos Caim procurando encobrir o seu pecado, esconder o seu crime. A Bíblia diz que não há nada encoberto, não há nada oculto, que não seja revelado. Isto deve levá-lo, prezado amigo, a pensar um pouco se realmente não tem algum pecado encobertoo. É melhor trazê-lo a presença de Deus em oração, porque um dia terá de prestar contas a Deus por tudo o que fez. Deus sabe tudo e conhece o seu pecado. É preciso que venha a Ele para fazer a sua própria confissão; Não pode esconder o seu pecado. Caim tentou esconder o seu pecado; Procurou dizer a Deus que não tinha nenhuma culpa. “Será que sou o guarda dele?” Mas Deus que tudo sabe, pergunta novamente a Caim: Verso 10 “Deus insistiu: Que foi que lhe fizeste? Porque o sangue do teu irmão clama por mim, desde a terra em que foi derramado!" O sangue de Abel fala de um crime; Fala de um pecado. Mas em contrapartida, o sangue de Cristo, prezado amigo, fala da libertação. O autor aos Hebreus, capítulo 12, verso 24 diz: "E chegaram a Jesus, o mediador da nova aliança, que derramou o seu sangue, que graciosamente perdoa, ao contrário do sangue de Abel que clama por vingança." O sangue de Cristo fala sobre o perdão, sobre libertação, sobre salvação. Agora, vamos ler o versículo 11 do capítulo 4 de Génesis: “Por isso agora viverás como um banido nessa terra manchada pelo sangue dele. Quando a cultivares, não te dará mais o fruto resultante do teu esforço. Daqui em diante andarás sempre errante e fugido.” Como sabemos, a terra vai perdendo a sua fertilidade pelo uso do homem. Ela precisa ser renovada na proporção em que o homem a vai usando. Então Caim respondeu e disse: versos 13 e 14 “Caim replicou: É um castigo demasiado pesado para o suportar”.


Bem, aqui está Caim reconhecendo o seu pecado. Mas, por que não se volta para Deus e confessa o seu pecado? Realmente o seu pecado foi monstruoso, pecado que ele mesmo não pôde suportar, mas Deus havia providenciado um Salvador para ele, assim como para todos os homens. A única coisa que Caim precisava fazer era se render a Deus, era se arrepender dos seus pecados, era se voltar para Deus com fé. Agora, vejamos o versículo 14: "Se me expulsas desta terra que tenho cultivado, fazes de mim um fugitivo e um vagabundo. E qualquer que me encontrar há-de querer matar-me!” Agora Caim diz que se deseja esconder da face de Deus. Isto foi exactamente o que aconteceu. Este é o quadro que nos é apresentado pelas Escrituras, e Caim então achou que deveria se esconder da face de Deus. Mas a despeito de tudo isto, Deus o protege, e isto parece-nos estranho. Deus está procurando proteger um criminoso, um assassino, e foi isto o que Deus disse a Caim: Verso 15 “Não”, respondeu-lhe o Senhor. “Não te matarão. Porque quem o fizesse havia de ser castigado sete vezes mais do que tu.” E pôs em Caim um sinal identificador, para o impedir de ser morto por quem o encontrasse. Eu não sei que tipo de sinal seria; Existem muitas especulações sobre o assunto. Não quero trazer para aqui nenhuma especulação a respeito, mas a verdade é que Deus protegeu Caim. Não havia nenhuma lei dada ainda. Ele era um pecador, porém não um transgressor. Ele não transgrediu nenhuma lei, porque não existia nenhuma lei. Não havia lei alguma dada sobre este tipo de crime. As suas obras eram más. Mas em que sentido? Depois de sabermos o que fez Caim, não precisamos mais de saber se a oferta dele era boa ou má. Não precisamos mais saber porque a sua oferta era má. Pelo que fez, disse tudo. Só podia ser uma oferta má. Deus não aceitou. Caim revelou a sua natureza má, desde o momento em que trouxe aquele tipo de oferta a Deus. Agora Caim sai da presença de Deus e estabelece uma civilização sem Deus. Vejamos algumas coisa sobre isto. Diz o texto no versículo 16 do capítulo 4: " 16 Assim Caim se afastou da presença do Senhor, indo estabelecer-se na terra de Node, a oriente do Éden.” Muitos têm perguntado onde fica exactamente esta terra de Node, e eu não lhe sei dizer. Muitos pretendem dar resposta, e creio mais uma vez, que o homem entra no terreno da mera especulação. Bem, a verdade é que, Caim saiu da presença de Deus e se deslocou para aquele lugar chamado Node. Apesar da separação que vimos acontecer entre Deus e Adão, no entanto Adão continua na presença de Deus; Enquanto que com Caim verificamos um afastamento ainda maior. “Assim Caim se afastou da presença do Senhor.” quais as razões que levaram a este afastamento? foi o facto de Caim ter feito as coisas á sua maneira e não permitir que Deus o corrigisse? Tenho encontrado muitas pessoas que sofrem do síndroma de Caim. Este síndroma é não só o resultado final que conduz à morte (de Abel), mas é também a atitude com que se aproximam de Deus, convíctos de que sabem como se faz tudo; Na sua maioria, afastam-se da presença de Deus. Apesar disso, Deus continua preocupado consigo e quer que reconsidere e se volte para Ele. Talvez seja hoje o tempo, fale neste momento com Deus. Reconcilie-se com Ele; Peça-lhe perdão por ter andado de costas voltadas para Ele; Venha a sua presença e aos seus caminhos.


NO próximo blog iremos falar da origem das várias famílias da terra.





Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS