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sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Á LUZ DO LIVRO

                                      Gênesis 3:1-13
No ultimo blog vimos mais detalhes da criação de Deus no capitulo 2. Hoje vamos ver o capítulo 3 de Génesis. Antes, vamos voltar um pouco ao capítulo 2, para nos situarmos bem, visto este capitulo 3 ser um ponto de viragem muito importante. Encontramos a criação do homem e da mulher. Vemos que a mulher foi uma criação indirecta, porque Deus a tomou do homem, do seu lado, e isto revela que ela é parte do homem e que ela é a outra metade do homem, ou seja, ela é o seu complemento; O povo costuma dizer: “a sua cara metade.” A mulher e o homem são diferentes. Em todos os tempos eles terão certas semelhanças e certas diferenças. A mulher é distinta em individualidade, como também o homem. Mas um gosta do outro, e se amam reciprocamente. Esta é a história mais linda que encontramos sobre o ser humano. Como já temos visto no capítulo 2, o homem tem comunhão com Deus. E é a Deus que ele deve a sua lealdade. O homem tem de reconhecer a autoridade de Deus e a vida social do homem foi criada por Deus e para Deus. Esta é a grande mensagem do capítulo 2. Agora vamos considerar um dos capítulo mais importantes da Bíblia. É assim considerado por todos os fiéis espositores da Palavra de Deus. O Dr. Griffith Thomas chamou este capítulo de o "pivô" da Bíblia. Gostava de o desafiar a fazer um teste: Leia os capítulo 1 e 2 de Génesis, e passe para o capítulo 4, sem ler o capítulo 3 e sigua lendo até ao 11. Então você verá que existe um tremendo vácuo que necessita ser preenchido. Algo aconteceu no capitulo 3 que mudou radicalmente a história do homem. Por exemplo, em Génesis 1 e 2 encontramos o homem no estado de inocência. Tudo era perfeito e havia relação de amizade entre Deus e o homem, mas, logo que começamos a ler o capítulo 4 de Génesis, e indo até o capítulo 11, toda esta primeira secção, vamos encontrar ciúmes, ira, mentira, assassino, maldade, corrupção, rebelião e castigo. Então, surge a pergunta: como foi que tudo isto aconteceu? Onde isto começou? Onde teve origem o pecado? Bem, não acho que o pecado tenha originado no capítulo 3 de Génesis. Mas, no que se refere ao homem, foi ali que começou. Gostaria de ler para você uma declaração de alguém fezsobre este ponto da Bíblia: "Aqui está a fonte de onde correm muitos rios da verdade divina. Aqui começa o grande drama da raça humana que começou há mais de 6 mil anos e ainda não se completou. Aqui encontramos a explicação divina da presente queda e da ruína moral da nossa raça. Aqui encontramos as subtilezas do nosso inimigo, Satanás. Aqui encontramos a fraqueza do homem em andar por si só no caminho da justiça quando a graça divina representa a sua única esperança. Aqui descobrimos os efeitos espirituais do pecado. Vemos o homem procurando fugir de Deus. Aqui nós vemos a atitude de Deus para com o pecador culpado. Aqui nós marcamos a tendência universal da natureza humana para cobrir a sua própria vergonha moral por meio das obras da suas próprias mãos. Aqui nos fala da provisão graciosa de Deus para suprir a necessidade do homem. Aqui começam as grandes profecias de Deus para nós. Aqui aprendemos que o homem não pode aproximar-se de Deus, a não ser por meio de um mediador." Realmente estas palavras são muito importantes e verdadeiras. Vemos que Deus cobre muito terreno num espaço muito pequeno. Neste capítulo temos o fato incontestável da tentação do homem. Vamos ler Gen. 3:1: "Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher. É assim que Deus disse: não comereis de toda a árvore do jardim?" Agora, com o que lemos, surge uma pergunta: Porquê a tentação? Bem, para responder a esta pergunta, temos de lembrar o que lemos nos dois primeiros capítulos. O homem foi criado inocente. O homem não foi criado como nós o conhecemos hoje. A tentação existe para desenvolver o nosso sentido de responsabilidade e de liberdade; A tentação ou nos desenvolve ou nos faz cair. Ela produz numa pessoa uma de duas coisas. E o jardim do Éden não era um lugar ausente a tentação. O homem foi criado com liberdade de escolha; O carácter dele tinha de ser desenvolvido; O homem era responsável e tinha a responsabilidade de glorificar a Deus, obedecê-lo e serví-lo e estar sujeito ao seu governo. Deus criou o homem. E deixou indicações bem precisas para o homem seguir. Deus disse ao homem: Gen.2:17 "Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás. Porque no dia em que dela comeres certamente morrerás." Deus não pôs só esse tipo de árvore no jardim, porque nesse caso o homem estaria perdido. No mínimo teria morrido à fome. Sabemos que havia muitas outras árvores que produziam frutos que poderiam ser comidos sem nenhum problema, de forma que não havia necessidade de o homem comer do fruto proibido. assim, podemos notar claramente que o homem surge na história como uma criatura responsável. Deste modo surgiram a tentação e a queda.



No primeiro versículo deste capítulo 3 encontramos a serpente e a pergunta que surge é esta: De onde ela veio? Como ela entrou no Éden? Bem, ouvinte, a Palavra de Deus tem muito a nos dizer sobre a serpente, que é Satanás, mas não nos diz porquê que ela estava ali. A Bíblia simplesmente diz que ela, a serpente, estava lá. A Palavra de Deus não nos diz tudo sobre todas as coisas. O apóstolo Paulo diz que Satanás se transforma inclusive em anjo de luz para poder desta forma enganar aos homens. Isto lemos especificamente no livro de Apocalipse, onde muito é dito a respeito de Satanás. Lá lemos que ele é o grande dragão, a serpente antiga chamada o diabo e Satanás, enganador do mundo. Diz que Satanás foi lançado na terra juntamente com os anjos que o seguiam. Ninguém deve ter uma opinião errônia a respeito desta serpente, pois sobre ela lemos ainda o seguinte no livro de Apocalipse 20:2: "Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos." Como vemos, esta criatura tem grandes habilidades. Não diz aqui nada sobre sua origem. Sem querer ser dogmático, acho que a sua origem é descrita em Isaias 14 e em Ezequiel 28. Ali encontramos a origem de Satanás e a maneira como ele se tornou no que é. Agora você pode perguntar: por que a serpente se aproximou da mulher? Por que ela não procurou aproximar-se do homem? Por que Satanás tentou a mulher e não o homem? Vamos ler o texto de Génesis 3:2 "Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais." Podemos ver que a mulher faz um acréscimo ao que Deus havia dito aquando da criação, que poderia comer de qualquer fruto das árvores do jardim, mas não do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. A serpente sabia, e tirou vantagem disso. ainda hoje satanás faz o mesmo. Ele sabe o que está a fazer. Ele aguça a curiosidade e levanta a dúvida sobre a palavra de Deus. Isto deveria deixar-nos alerta pois o próprio Satanás tem usado a palavra de Deus para enganar a muitos. A serpente é muito astuciosa e pergunta à mulher: "É assim que Deus disse: não comereis de toda árvore do jardim?" O maligno quer antes de tudo lançar dúvida na mente de Eva. Ela respondeu a pergunta da serpente correctamente, porém adicionou algo que Deus não havia dito. Eis a sua resposta: “Do fruto das árvores do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.” Esta última parte que diz: "nem tocareis nele," Foi uma adição da mulher. Deus não disse isto na sua palavra. E foi então que a serpente falou novamente à mulher dizendo: “É certo que não morrereis." O Diabo diz a Eva que era absolutamente impossível ela morrer por isto. Aqui a serpente queria dizer a Eva que Deus era tão bom e tão bondoso que não a deixaria morrer. E dizia mais com estas palavras, que sendo Deus tão bom, como iria fazer uma restrição como aquela? Satanás disse por outras palavras: "Bem, se Deus é justo, como poderia deixar você morrer?" Ele lançou dúvida sobre a santidade de Deus e sobre a sua justiça. Disse mais Satanás: "Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal." Aqui estamos vendo o que foi que Satanás fez: adicionou aquilo que Deus não havia dito. E é isto o que Satanás continua procurando fazer. Qualquer adição que faça a Palavra de Deus, representa uma desobediência à própria Palavra de Deus. Não importa a intenção que se tenha quando se faz qualquer adição ao Livro Sagrado. Subtilmente alguns tem procurado contradizer o que Deus diz e tentam substituir o que Deus diz por palavras de homens. Nós somos chamados por Deus para a obediência, por fé, conforme lemos na epístola aos Romanos. A fé nos leva a obediência e a desobediência nos conduz a descrença. A dúvida leva sempre a pessoa para a desobediência.


Depois que a serpente lançou dúvida na mente da Eva ela estava pronta para desobedecer. Eis o que lemos em seguida: "Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu, e deu também ao marido, e ele comeu." Agora vejamos o apelo que Satanás fez aqui. Foi um apelo feito à carne. Mas, não era tudo. Era uma árvore agradável à vista e desejável para honrar a pessoa sábia. Foi o apelo à vontade aos olhos e à mente (vers.6), porque comendo-a, a pessoa poderia tornar-se sábia. Quando examinamos com cuidado, verificamos que estes mesmos apelos foram feitos a Cristo no deserto. O inimigo disse em Lucas 4:3 "se és o filho de Deus manda que esta pedra se transforme em pão, e come-o.” Depois disse a Cristo que lhe daria todos os reinos deste mundo. Diz o texto que Satanás mostrou a Jesus todos os reinos deste mundo. Procurou impressionar pelos olhos, apelou à mente e depois sugeriu que Jesus se lançasse do pináculo do templo. Eu creio que Satanás não mudou muito suas tácticas. Ele usa hoje os mesmos ardis para nos tentar, a sí e a mim. E a razão porque Satanás continua usando as mesmas tácticas é porque elas causam efeitos. Ele não precisa mudar de sistema. Todos os homens podem cair diante dessas mesmas tácticas. O apóstolo João, na sua 1ª carta, no capítulo 2, versos 15 e 16 disse, vou ler na tradução de “O LIVRO” a Bíblia para hoje: "Deixem de amar este mundo mau e tudo quando ele vos oferece porque se amamos o mundo mostramos que temos o amor do pai em nós. Porque tudo isto que existe no mundo. Os desejos corruptos da natureza carnal, a sede de ter o que nos atrai o olhar, assim como o orgulho da posse e do poder, não vem de deus, mas faz parte da própria vida no mundo." Satanás sabia que o pão era apetitoso para a carne, o mundo era agradável à vista, o lançar-se do pináculo do mundo era algo que apelava para a vanglória e soberba. Estas coisas, são do mundo e não procedem do pai. Jesus diz que todos os pecados da carne vêm do coração, das profundezas do coração. É para esses desejos do coração que Satanás apela. É para esses sentimentos do coração do homem que Satanás está sempre apelando. É este o método que o maligno continua a usar e por meio dele tem alcançado a humanidade. Satanás tem feito isto porque ele conhece o bem e o mal. Agora o homem também tem esse conhecimento do bem e do mal. É o resultado da queda do homem. Esses sentimentos maus do coração, para os quais Satanás apela, são também resultado da queda do homem. Diz o texto de Génesis que após terem desobedecido a Deus, "Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira, e fizeram cintas para si." Então, aqui temos olhos abertos. Isto é o que chamamos de consciência. Inocência é ignorância do mal. Não foi o homem que criou a consciência. Existe em nós um acusador. Os psicólogos dizem que todos temos um complexo de culpa. Um grande psicólogo da universidade do sul da Califórnia disse que o complexo de culpa é tão real no homem quanto o seu próprio braço. O complexo de culpa é uma parte do ser tal qual é o seu braço. Aqui no texto vemos que eles viram que estavam nus. Eles fizeram vestimentas de folhas, porém isto não resolveu o seu problema. Eles não procuraram confessar o seu pecado a Deus, mas procuraram encobrir o pecado de qualquer forma. Elas coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Vamos ler o versículo seguinte: "Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim." "E chamou o Senhor Deus ao homem, e lhe perguntou: onde estás?" Notamos que a única árvore cujo nome verdadeiro é mencionado aqui é a figueira, cujas folhas foram usadas como vestimenta. E podemos dizer que a árvore do conhecimento do bem e do mal não é uma macieira, e que o fruto não é uma maçã. Bem, é interessante que usaram folhas de figueira para se cobrirem. Eles não estavam admitindo a sua condição de perdidos e esta é a mesma atitude do homem nos nossos dias. Eles estão prontos para fazer qualquer esforço pessoal, participaram de exercícios e rituais religiosos, e vão inclusive ligarem-se a alguma igreja, tornar-se religiosos e procurar tantas outras coisas, mas muitas vezes sem admitirem o seu estado de condenação. Estamos fazendo o que os nossos primeiros pais fizeram no Éden. Agora é bom lembrarmos que certa vez Jesus condenou uma figueira. Isto é interessante e simbólico. Com aquela condenação a figueira, Jesus estava denunciando os esforços humanos e suas próprias religiões. Satanás tem tentado o homem no sentido de separá-lo de Deus. Ele sempre procura colocar algo entre a alma do homem e Deus. Em outras palavras, ele quer conquistar o homem que pertence a Deus. Ele quer tornar-se o deus do homem.


As tentações podem levar o homem a mentir, a roubar, a cometer injustiças, a explorar e assim por diante. mas, tudo começa com uma dúvida, lançada na mente da pessoa, pelo próprio Satanás. Este é o método de Satanás: Instalar a na dúvida mente da pessoa, ou então apagar dela a Palavra de Deus. Eva viu que a árvore era boa, agradável à vista. Era desejável e boa para se comer. Aqui Satanás opera de fora para dentro. Deus começa sempre a trabalhar no coração do homem, você já deve ter notado isto, mas a religião começa de fora para dentro. Deus não começa com religião. Posso dizer que o Cristianismo verdadeiro não é uma religião. Cristianismo verdadeiro é viver como e com Cristo. É imitar os princípios de vida de Cristo. O homem precisa de Cristo. Jesus começa dizendo ao homem: "Necessário vos é nascer de novo.", "Importa-vos nascer de novo." Os fariseus eram aqueles que tinham uma religião exterior. Jesus disse-lhes que limpassem o interior do prato. Jesus os chamou de sepulcros caiados, que eram bonitos por fora, com mármore e flores, mas por dentro ossos em putrefacção. Este quadro não nos agrada, mas foi o que Jesus usou.


Lá no Éden os olhos do homem foram abertos, sua consciência apareceu, e viram que estavam nús. Foram e fizeram vestimentas de folhas de figueira. Posso dizer que na realidade não há nenhum novo estilo de folhas de figueira. Os homens continuam indo à igreja fazendo os seus exercícios religiosos e praticando as boas obras. E o que foi que aconteceu lá no Éden? Quando ouviram a voz de Deus soar no jardim, fugiram de Deus. A religião pode separar o homem de Deus. Foi assim que Adão se perdeu. E foi quando Deus perguntou: Adão onde estás? Adão estava perdido. Deus estava procurando o homem e o homem se escondendo de Deus. Não há confissão da parte do homem. O que o homem diz é o seguinte: "Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo e me escondi.” Perguntou¬-lhe Deus: “Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi." Vemos que Adãona sua tentativa de se desculpar, culpabilizou a mulher, mas não fez nenhuma confissão do seu erro. A culpa era da mulher, dizia ele. Numa próxima vez comentaremos o julgamento que caiu sobre eles. Deus perguntou a mulher: "Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou e eu comi." Também Eva transfere a culpa. No próximo blog  iremos aprofundar este assunto e mostrar como devemos lidar com a culpa.






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