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sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Á LUZ DO LIVRO

                                  Génesis 4:16-25
No versículo 16 Vemos que Caim saio da presença de Deus e foi habitar ao oriente do Éden, se Adão e Eva já tinham decidido afastar-se de Deus Caim aumenta ainda mais o foço de separação que o seu pai já tinha iniciado. Teve filhos e com a sua mulher. Aqui talvez está a perguntar de onde surge a mulher de Caim. No capitulo 5:4 A bíblia diz que Adão teve filhos e filhas mas não diz os seus nomes nem quantos eram. E por isso certamente seria uma das filhas de Adão e Eva.



Na continuidade deste afastamento de Deus vamos encontrar Lameque, No versículo 19 onde lemos: "Lameque tomou para si duas esposas. O nome de uma era Ada, e a outra se chamava Zilá." Bem, aqui poderíamos falar sobre muitas coisas, muitas coisas que nós poderíamos chamar de engraçadas, porém o nosso tempo nos obriga a passar. Mas como todos estão observando, aqui temos o início da poligamia. Este homem tinha duas mulheres. Este homem está agindo de um modo contrário a aquilo que Deus planejou. Não encontramos em nenhuma parte da Bíblia, Deus a aprovar a poligamia, antes vemos claras recomendações de Deus para que os seus filhos sejam maridos e mulheres de uma só esposa ou marido. Vemos isso logo em Gen 2: 24, 24 Isto explica a razão pela qual um homem deixa o seu pai e a sua mãe e se junta à sua mulher, de tal forma que os dois se tornam um só. I Tim. 3:2 “ O Pastor tem de ser uma pessoa irrepreensível; deve ser o esposo de uma só mulher...” Quando lemos cuidadosamente a Bíblia, vamos ler que a Palavra de Deus não dá fundamento para a poligamia. E isto não significa que não encontramos casos de poligamia na Bíblia. Há vários exemplos. A Bíblia registra o fato não mas não recomenda. Aqui no texto que lemos encontramos Lameque com duas esposas, Ada e Zilá. Ada que significa beleza, ornamento ou prazer, deu a luz a Jabal, e este foi pai dos que habitam em tendas, e possuem gado." Pai dos nómadas, Vemos que o nome do irmão de Jabal era Jubal. Este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. Temos o começo da música. Eu creio que muitos dos músicos não sabem que a música começou com Jubal. Prosseguindo lemos: "Zilá, que significa “sombra” a outra esposa de Lameque, por sua vez deu a luz a Tubalcaim, artífice de todo o instrumento cortante, de bronze e de ferro." Como já dissemos a bíblia não pretende dar muitos detalhes sobre tudo o que envolveu a origem do homem, aqui entramos na idade do ferro e do bronze, aqui o tempo não nos é determinado mas é possível que tenha passado talvez até milhares de anos, até tubalcaim, Os historiadores tem partido de um pressuposto mas nós partimos de um outro pressuposto que Deus criou o homem e a datação da vida humana e o desenvolvimento do homem certamente será diferente, pois não sabemos com que idade Adão foi criado, Não sabemos se ele tinha 10 anos ou 100, por isso vamos rapidamente encontrar Tubalcaim o pai da idade do ferro. Agora vejamos o que diz Lameque às suas duas esposas:23/24 Um dia Lameque disse às suas mulheres: “Ouçam-me com atenção: Eu matei um homem, um jovem, por me ter atacado e ferido. Se na verdade E agora lemos: " quem matar Caim será castigado sete vezes mais do que ele foi, então quem me matar a mim, para se vingar, será setenta e sete vezes mais castigado.” Aqui temos portanto, Lameque comparando o seu caso com o caso de Caim. Mas aqui ele se refere a sua defesa pessoal, enquanto no caso de Caim se tratou apenas de uma inveja. Será que isto é verdade? Pode ser que Lameque pudesse estar defendendo uma de suas mulheres. Mas isto é apenas suposição. Não se sabe realmente as causas desse crime que ele cometeu. A verdade é que ele acha que será até muito mais castigado do que foi Caim por isso necessita de mais protecção do que Caim, ou seja quem tentar vingar a morte que Lameque provocou "...será castigado sete vezes mais do que ele foi, então quem me matar a mim, para se vingar, será setenta e sete vezes mais castigado.” será Jesus nos ensina a perdoar o inimigo. Agora, vamos aos versículos 25 e 26 deste capítulo 4: "Tornou Adão a coabitar com a sua mulher, e ela deu a luz a um filho a quem pois o nome de Sete, porque disse ela: Deus me concebeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou. A Sete, nasceu-lhe também um filho ao qual pois o nome de Enos. Daí se começou a invocar o nome do Senhor." Aqui então teve o início a invocação e o louvor ao nome do Senhor. Agora estamos entrando no capítulo 5 desta sessão. Esta secção é constituída de 11 capítulos, os primeiros 11 capítulos do Génesis. Chamamos esta primeira sessão de a sessão da criação, ela contem os eventos mundiais, a queda, e ainda o dilúvio. Aqui no capítulo 5 temos as gerações de Adão através de Sete. A linhagem de Caim já foi dada. Este capítulo 5 é considerado um dos mais desencorajados capítulos da Bíblia, e a razão não é só por causa de ser repetitivo e de não vermos muita utilidade nestes relatos mas também É porque nela encontramos uma grande lista de morte é como se estivéssemos falando sobre funerais, sobre cemitério. Encontramos aqui Deus dizendo que as pessoas nascem, casam-se, tem filhos e morrem. Bem, é uma realidade. Vemos que todos os filhos de Adão morrem. O apóstolo Paulo diz que em Adão todos morreram. Aqui no versículo primeiro do capítulo 5 lemos:


“Aqui está uma lista de alguns dos descendentes de Adão. Deus criou o homem. E fê-lo semelhante a Deus. Criou um homem e uma mulher; e abençoou-os. A esta sua criação Deus chamou homem, desde esse dia. "


Eva é o complemento de Adão. No começo do Novo Testamento nós vamos encontrar também a genealogia de Jesus Cristo. Aqui no Génesis encontramos duas linhagens, duas sementes, duas famílias, e uma está contra a outra. Uma é a linhagem dos que fogem de Deus e a outra é a linhagem dos que invocam a Deus, a qual linhagem pertencemos. Estas linhagem não o são num sentido fatalistas da questão pois a bíblia nos ensina sobre a nossa responsabilidade individual, diante de Deus nós somos responsáveis pelas nossas decisões e nossos actos. Nós como portugueses somos muito fatalistas, cada um tem o seu fado, mas Deus mostra-nos que apesar de haver gerações distintas isso não tem de ser sempre assim Abra a sua Bíblia comigo em Ezequiel 18: 19 “ Como? Perguntam vocês. Então o filho não há de pagar pela maldade do pai? Não! Porque se fizer o que é recto e guardar os meus mandamentos, com toda a certeza que há de viver. Aquele que pecar, esse morrerá. O filho não será castigado em consequência da iniquidade dos pais, nem os pais por causa do pecado dos filhos. A pessoa que for recta terá a recompensa da sua rectidão, tal como o pecador terá a paga da sua própria maldade. Mas se um pecador se arrepender do seu pecado e começar a cumprir as minhas leis, fazendo o que for justo, certamente que viverá; não morrerá. Todo o seu passado de pecado será esquecido, e terá vida em consequência da sua rectidão. Vocês julgam que eu tenho prazer em que o pecador morra? Pergunta o Senhor. Com certeza que não! Aquilo que Eu pretendo é unicamente que ele abandone os seus caminhos de maldade e que viva.” Deus dá-nos sempre mais uma oportunidade não a deveríamos desperdiçar, nesse sentido o nosso destino não está traçado, temos possibilidade de escolha, o mal não é hereditário, você e eu podemos ser diferentes dos nossos antepassados, é verdade que o ambiente á nossa volta pode-nos condicionar, mas não é menos verdade que nós temos possibilidade de fazer opressões certas, de mudar as circunstancias. Eu vivi a minha infância e juventude num bairro social com grandes dificuldades muitos dos meus vizinhos seguiram um curso de vida que os levou à prisão, mas nesse mesmo bairro temos pessoas que se tornaram empresários, políticos, e até pastores. O ambiente que nos rodeia não é tudo, nós podemos fazer as nossas escolhas, se sente que sozinho não consegue mudar o seu estilo de vida procure a ajuda de Deus fale com Ele, Deus não tem prazer em que as vidas se percam se desperdicem, pode com Cristo ter um novo começo


Vemos em Aqui neste capítulo 5 temos a linhagem de Sete. Aqui lemos que viveu Adão 130 anos e gerou um filho a sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete. Como já dissemos, este capítulo fala muito sobre morte. Adão morreu quando havia alcançado 930 anos. Bem, aqui diz que quando Adão tinha a idade de 130 anos, teve um filho, nasceu-lhe um filho a sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete. Ora, nós sabemos que Adão foi criado a imagem e semelhança de Deus, e agora ele possui um filho que tem também a sua imagem, a mesma imagem. Mas Adão morreu, e morreu também Sete. E ele teve um filho chamado Enos, que também morreu. E o filho de Enos chamado Cainã também morreu. Depois surge Maalelel, que também morreu. Seu filho, Jerede também morreu, mas o seu filho Enoque, gerou a Matusalém. 21/24 Enoque era de 65 anos quando lhe nasceu Metusalém. E os 300 anos que viveu depois, passou-os em comunhão com Deus. E teve filhos e filhas. Então, quando contava 365 anos de uma vida sempre em contacto com Deus, desapareceu,


porque Deus o tomou para si!


Quer dizer, nesta série de registros de pessoas que morrem, surge finalmente um que não morre que foi Enoque, porquanto andou com Deus.


No próximo blog iremos falar mais sobre quem foi realmente Enoque,


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