Player da Radio

terça-feira, 12 de outubro de 2010

PÃO DIÁRIO

                                                                                                         “Que pode haver de mais insensato que se passar a vida inteira adquirindo meios de vida e esquecendo-se de viver?”

                                 O que é viver de verdade?
Não faz muito tempo que me encontrei com um grupo de amigos para almoçar. A conversa começou a girar em torno da questão: “O que é viver de verdade?” Foi interessante descobrir que as respostas não eram tão fáceis de se encontrar como poderíamos pensar e eram notavelmente diversificadas.

Um deles sugeriu que viver é “apreciar as melhores coisas da vida”. Outro comentou: “Viver é ter prazer e evitar o máximo possível as coisas enfadonhas.” Finalmente, a discussão entrou num tom mais sério à medida que as pessoas admitiam que embora coisas materiais e actividades agradáveis possam dar realce à vida, “viver de verdade” deve envolver coisas intangíveis, que não podem ser colocadas dentro de uma caixa ou nas anotações de uma agenda.
Muitos séculos atrás Jesus falou com os Seus seguidores sobre viver de verdade. Ele afirmou:

“...Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”

João 10:10


E que significa ter vida em “plenitude” ou “abundantemente”?


Viver de verdade envolve propósito. Um elemento importante para o sucesso de qualquer empreendimento é a declaração de missão – algo que expresse o seu propósito, seu motivo para existir. Como indivíduos, todos precisamos de uma declaração de missão – e como precisamos! Precisamos entender porque existimos. Sem propósito podemos facilmente envolver-nos em buscas vazias, actividades que podem parecer atraentes, mas que no final, não apresentam resultados positivos ou duradouros. O apóstolo Paulo escreveu:


“Tu porém tens seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança”
II Timóteo 3:10-NVI


Ele tinha uma ideia clara para onde estava a ir e como fazer para lá chegar.


Viver de verdade envolve trabalho. Trabalho não é um “mal necessário”, mas um dos meios pelo qual podemos utilizar as nossas capacidades pessoais, dons inatos e experiências, tanto para a nossa realização pessoal quanto para beneficiar os outros. Ao contrário do que alguns acreditam, viver em plenitude não significa ausência de trabalho. O trabalho expressa quem somos e o que fomos destinados a ser.


“quem relaxa em seu trabalho é irmão do que destrói”
Provérbios 18:9


Viver de verdade envolve amor. Vivemos num mundo narcisista, onde a pergunta típica é: “Que bem isto me fará?” Entretanto, uma das emoções mais profundas e constrangedoras é o amor, que exige que mudemos a nossa atenção de dentro para fora. Existe o amor romântico e carnal, mas também o amor pela família, amigos, pela pátria e por uma causa nobre. Quando o amor é expresso por acções abnegadas, o viver de verdade se aperfeiçoa tanto em profundidade quanto em largura.


“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos”


João 15:13

“Amor e fidelidade protegem o rei, e é no amor que seu trono se afirma” 

 Provérbios 20:28

Viver de verdade envolve dar. Uma visão egoísta da vida concentra-se no que se pode receber. Mas Jesus disse:



“Há maior felicidade em dar do que em receber”
Atos 20:35b)

É uma verdade curiosa. Mas quando damos, sejam bens materiais, nosso tempo ou energia, um ouvido disponível ou uma palavra gentil, também recebemos. Receber é uma via de mão única. Mas dando também recebemos, criando um relacionamento de mão dupla. Uma das maiores alegrias da vida é saber que, algo que damos pode melhorar a vida de outras pessoas.


“Quem despreza o próximo comete pecado, mas como é feliz quem trata com bondade os necessitados”                                                                                              Provérbios14:21




Você está interessado em viver de verdade? Aplicar os princípios acima será um excelente começo nessa direcção. Viva com propósito. Viva através do seu trabalho. Viva com amor. Viva através do dar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS