Player da Radio

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PÃO DIÁRIO

“Uma palavra de incentivo de um professor pode mudar a vida de uma criança; umapalavra de incentivo de um cônjuge pode fortalecer ou até salvar um casamento; umapalavra de incentivo de um líder pode inspirar uma pessoa a atingir o seu potencial.”

                    Encorajamento: Animar com Coragem



“Agora, vai e encoraja teus soldados”                                            II Samuel 19:7 a) (NVI)


Encorajamento é animar alguém com coragem ou confiança. Literalmente é "dar coragem" a uma pessoa, restaurar-lhe a confiança, estimulá-la, inspirar seus esforços rumo ao sucesso. Encorajamento é muito importante. Diante dos desafios e lutas da vida, encorajamento ajuda as pessoas a prosseguirem. Quando nos deparamos com desafios assustadores, encorajamento diz-nos, "Estou consigo e quero que você se supere!". Encorajamento estimula a acção. É um dos presentes mais necessários que podemos dar às pessoas que se esforçam por alcançar objectivos dignos de valor.


A falta de encorajamento -- o desencorajamento -- é caracterizado por uma atitude de desalento, pela falta de entusiasmo e motivação. As pessoas ficam pouco desejosas de continuar a investir tempo e esforço para atingirem objectivos que outrora as estimulavam. Os níveis de entusiasmo e energia são baixos. Tendem a concentrar-se primordialmente em seus próprios problemas, na medida em que repetidas vezes enfraquecem seus esforços para prosseguir. Suas baterias emocionais ficam esgotadas.


Pessoas precisam de encorajamento para saírem de situações tristes como as descritas atrás. Precisam sentir que não estão sozinhas nas suas lutas e que ao menos uma outra pessoa repara e se interessa por elas. Encorajamento vem das bancadas, ou até mesmo participa lado a lado na corrida.


                                                 ACÇÕES


§ Ore para que se torne um encorajador.


§ Seja sensível às necessidades dos outros por encorajamento.


§ Anote os tipos de encorajamento mais significativos e que lhe são mais chegados.


§ Ajude outros a atingirem os seus objectivos.


Há uma história sobre o Duque de Wellington, líder militar britânico, que derrotou Napoleão na batalha de Waterloo. Não era fácil servir sob as ordens dele. Era brilhante, exigente e pouco disposto a elogiar seus subordinados. Ele mesmo deu-se conta que seus métodos deixavam muito a desejar. Quando em idade avançada, uma jovem lhe perguntou se ele faria alguma coisa de maneira diferente, caso lhe fosse possível viver outra vez. Wellington pensou por um instante e respondeu: "Eu elogiaria mais".


Para que não tenhamos o mesmo arrependimento que teve o Duque de Wellington, precisamos encorajar e elogiar hoje!

Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS