Player da Radio

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A VIDA ABUNDANTE DO CRENTE


                      A VIDA ABUNDANTE DO CRENTE
A Bíblia destaca a vida abundante do crente da seguinte forma: “Ora, assim como abundais em tudo: em fé, em palavra, em ciência, em todo o zelo, no vosso amor para connosco, vede que também nesta graça abundeis.” (IICo 8:7 JFA). Na versão da NIV (Nova versão internacional) está escrito da seguinte forma: “Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir.” (IICo 8:7 NVI). Mas na NTLH (nova tradução em linguagem de hoje pode ler-se: “Vocês mostram que, em tudo, são mais ricos do que os outros: na fé, na palavra, no conhecimento, na vontade de ajudar os outros e no nosso amor por vocês. E nesse novo serviço de amor queremos também que façam mais do que os outros.” (II Co 8:7 NTLH).
O significado de abundar, segundo a terminologia bíblica, é fluir, possuir em abundância, ser excelente, ser destacado, ser mais e fazer mais. É, ainda, mostrar grandeza, mostrar excelência.
É necessário salientar que a abundância da nossa vida, segundo a perspectiva divina, não consta tanto do que possuímos, mas muito mais do que somos e fazemos: “E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.” (Lc 12:15). Por outro lado, a Bíblia ensina-nos que devemos ser, segundo as diversas versões já apresentadas, abundantes, destacados ou mais ricos, naquilo que é essencial à nossa vida espiritual.


 ABUNDANTES EM FÉ.

 “Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós transborda de uns para com os outros. “ (IITs 1:3).

 ABUNDANTES EM ESPERANÇA

 “Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo.” (Rm 15:13).
ABUNDANTES EM AMOR PARA COM DEUS
 “E isto peço em oração: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento, para que aproveis as coisas excelentes, a fim de que sejais sinceros, e sem ofensa até o dia de Cristo; cheios do fruto de justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.” (Fl 1:9-11 JFA)

 ABUNDANTES EM AMOR PARA COM OS NOSSOS IRMÃOS

 “e o Senhor vos faça crescer e abundar em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós abundamos para convosco;” (ITs 3:12)

 ABUNDANTES EM ACÇÕES DE GRAÇAS

 “arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em acção de graças.” (Cl 2:7)

 ABUNDANTES EM ALEGRIA (GOZO)

 “Grande é a minha franqueza para convosco, e muito me glorio a respeito de vós; estou cheio de consolação, transbordo de gozo em todas as nossas tribulações.”(IICo 7:4); “como, em muita prova de tribulação, a abundância do seu gozo e sua profunda pobreza abundaram em riquezas da sua generosidade.”(IICo 8:2)

 
ABUNDANTES EM CONSOLAÇÃO

 “Porque, como as aflições de Cristo transbordam para connosco, assim também por meio de Cristo transborda a nossa consolação” (IICo 1:5)

 ABUNDANTES EM CONHECIMENTO 

 “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” (Os 4:6)

 
ABUNDANTES EM SANTIFICAÇÃO

 “Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como aprendestes de nós de que maneira deveis andar e agradar a Deus, assim como estais fazendo, nisso mesmo abundeis cada vez mais. Pois vós sabeis que preceitos vos temos dado pelo Senhor Jesus. Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus; ninguém iluda ou defraude nisso a seu irmão, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação.” (ITs 4:1-7)

 ABUNDANTES NOS DONS ESPIRITUAIS

 “Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja.” (ICo 14:12)

 ABUNDANTES EM ZELO NO SERVIÇO PARA DEUS E SUA OBRA

 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (ICo 15:58)

 ABUNDANTES NA NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA A OBRA DE DEUS

 “Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra;” (IICo 9:6-8)

 ABUNDANTES EM ESTIMA E AMOR POR AQUELES QUE SERVEM A DEUS

 “Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obras. Tende paz entre vós.”(
ITs 5:12-13)
Pastor Luís Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS