Player da Radio

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PÃO DIÁRIO

“Deus não vai conduzi-lo a lugar algum, onde a Sua Graça não possa protegê-lo.”

                     Quando Uma Porta Parece Fechar-se!



Frequentemente lutamos contra portas que se fecham - aparentemente, boas oportunidades que por qualquer motivo, deixamos de aproveitar. Porém, tanto as portas que permanecem abertas, quanto as que se fecham de repente, não são definitivas no que toca ao desejo de Deus por nós e nosso futuro. Uma porta - aberta ou fechada - pode ou não indicar a Sua providencial direcção. Não fosse assim, a maior parte dos mais proeminentes indivíduos da Bíblia teriam desistido de Deus no início do processo.


Geralmente comprometemo-nos com um determinado curso ou projecto. Quando surgem novas oportunidades, embora as coisas não se mostrem tão positivas quanto gostaríamos, nós retraímo-nos em vez de prosseguir e simplesmente declaramos que vamos pensar sobre o assunto. E enquanto assim fazemos, permitimos que as nossas emoções nos guiem e não o plano de Deus.


Lembro-me de quando minha esposa Judi e eu acreditámos que Deus estava levando-nos a mudarmos para Geórgia, no sul dos Estados Unidos. Descobrimos inúmeras razões pelas quais não deveríamos mudar-nos da Califórnia - nossos dois empreendimentos, o condomínio que tanto apreciávamos, todos os nossos amigos e membros da família.


Após ponderarmos as vantagens e desvantagens da mudança, considerando o quanto sabíamos que Deus nos usava nas vidas de outras pessoas, ficou claro que Ele estivera a inquietar-nos, induzindo e motivando há algum tempo a mudarmo-nos para um novo lar numa outra parte do País. Minha filha, seu marido e os nossos netos estavam em Atlanta, Geórgia, e Judi e eu tínhamos o desejo de expandir o trabalho que estávamos a fazer junto de homens de negócios e profissionais de ambos os sexos. A nossa pequena casa em São Pedro, Califórnia, não era adequada para isso. Na ocasião, também existia a oportunidade de Judi trabalhar mais intimamente com a nossa filha na área de viagens, sem ter de administrar uma agência em tempo integral, o que estava a tornar-se um fardo pesado demais para que ela o carregasse sozinha.


Fazendo uma retrospectiva desse processo, a decisão de nos mudarmos e o que aconteceu desde então, sinto-me incapaz de colocar em palavras o quanto Deus nos tem abençoado desde que demos um passo de fé e agimos perante essa oportunidade. Pode não ter sido um passo de fé tão grande quanto o que vemos em Génesis 12, quando Abraão e Sara deixaram os confortos de Ur rumo a um destino desconhecido, simplesmente porque Deus lhes dissera para assim agirem. Mas quanto a Judi e eu, ainda assim foi preciso muita fé para fazer uma mudança tão importante em termos de geografia, cultura e estilo de vida.


E quanto a si? As coisas estão inquietantes, fazendo-o sentir-se desconfortável, sem ser capaz de explicar porquê? Talvez esteja a ouvir a chamada do Mestre, mas tenha se distanciado ou simplesmente esteja hesitante em ouvir o que Ele quer que faça. Peça a Deus para lhe dar uma direcção clara, qualquer que seja o caminho para onde pensa que Ele o está a levar. Quando Ele agir - fechando uma porta ou abrindo outra – use a sua cabeça tanto quanto o seu coração. Então, seja ousado e corajoso, como Josué exortou os israelitas depois de receber a liderança de Moisés. Lembre-se da promessa em Zacarias 4.6:


"Não por força nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos".


É certo que nem sempre é fácil seguir a Deus. Porém, se aprendermos a confiar n’Ele, crendo que Ele sabe o que é melhor para nós, torna-se mais simples seguir a Sua direcção. Em relação à nossa disposição de abrir mão de tudo, se necessário, Jesus disse:


"Se alguém vem a Mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a Mim, não pode ser Meu discípulo"


Lucas 14.26


O que Ele está a dizer é que algumas vezes as portas vão fechar-se e podemos não entender porquê, mas Ele promete que outras portas se abrirão - mostrando oportunidades que não teríamos considerado e que se revelarão muito melhores do que qualquer coisa que pudéssemos ter imaginado.










Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS