Player da Radio

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PÃO DIÁRIO

“A espécie de sabedoria que Deus espera dar àqueles que Lhe pedem é uma sabedoria que nos une a Ele”.

De que vale o Conhecimento sem a Sabedoria?



O conhecimento é altamente valorizado no mercado de trabalho. Um diploma de mestrado ou doutoramento é um documento muito precioso. Os currículos são elaborados não apenas para mostrar o desenvolvimento da carreira, mas para relatar os níveis de conhecimento e as experiências adquiridos. Certos segmentos no mercado de trabalho são denominados“especialistas do conhecimento”, pessoas que possuem informações concretas, compreensão e treinamento para a execução de tarefas específicas.


O conhecimento, porém, tem os seus limites. Algumas vezes ouço dizer: “Eles sabem demasiado!...”. Como fã do desporto, tenho um conhecimento razoável de basebol, basquetebol, futebol e ténis, mas seria um treinador de deitar tudo a perder em qualquer deles. Embora conhecedor de ténis não passo de um jogador medíocre.


Penso que o conhecimento é frequentemente sobrestimado. No ano passado, durante a reunião da minha turma de faculdade, descobri que alguns dos colegas mais inteligentes e dotados, não realizaram nada de significativo. O que a nossa sociedade precisa, na minha opinião, é de uma dose maior de sabedoria e não apenas de conhecimento.


Sabedoria, segundo um dicionário, significa “conhecimento do que é certo ou verdadeiro, aliado a juízo de valor quanto à acção”. Uma coisa é ter conhecimento e outra, bem diferente, é saber usá-lo e aplicá-lo no tratamento de questões e decisões do quotidiano. Esta é a razão - creio - porque o livro de Provérbios trata a sabedoria como um tópico tão significativo. Os 9 primeiros capítulos tratam quase que exclusivamente de sabedoria e das suas várias formas, enquanto os 22 capítulos seguintes apresentam temas sobre a sabedoria nas situações da vida quotidiana. Examinemos algumas dessas observações:


A sabedoria tem a sua origem em Deus. A verdadeira sabedoria não está nos livros, manuais do “faça-você-mesmo” ou em seminários dirigidos por oradores famosos. Ela tem a sua origem em Deus, que desde a alvorada da História tem revelado sabedoria.


“O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento.”
Provérbios 9:10


A sabedoria orienta-nos a ter uma vida cheia de significado e realização. O mundo atrai, procurando seduzir e levar-nos aos objectivos errados. A sabedoria ensina-nos a identificar os alvos e a estabelecer prioridades, de forma inteligente e sensata. “A sabedoria… clama a todos, desde os pontos da cidade mais visíveis e onde passa mais gente: “Já enviou as suas criadas a clamar sobre as alturas da cidade, dizendo: Quem é simples, volte-se para cá. Aos faltos de entendimento diz: Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado. Deixai a insensatez, e vivei; e andai pelo caminho do entendimento.”
Provérbios 9:3-6


A sabedoria é um bem-estar de altíssimo valor. No mundo profissional e empresarial expandimos e investimos os nossos recursos com entusiasmo e em muitas frentes, mas a sabedoria não pode ser usada da mesma maneira. Ela não tem preço! Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quanto mais excelente é escolher o entendimento do que a prata!                       (Provérbios 16:16)


“O que adquire a sabedoria é amigo de si mesmo; o que guarda o entendimento prosperará. “


(Provérbios 19:8)A sabedoria filtra o nosso falar e as nossas acções. Qual deverá ser a resposta correcta para uma situação crítica e complexa? A sabedoria auxilia-nos a saber o que é melhor dizer e fazer em qualquer situação.





“O indivíduo sábio será conhecido pelo seu bom senso, e quem ensina outros tornar-se-á mais persuasivo empregando palavras adequadas”


Provérbios 16:21

“O coração do sábio instrui a sua boca, e aumenta o saber nos seus lábios.”


Provérbios 16:23


A sabedoria pavimenta um caminho sólido para o sucesso. Ninguém tem a intenção ou o propósito de falhar na vida ou na carreira. Mas com frequência é o que acontece. A busca incessante para adquirir e aplicar apropriadamente a sabedoria, protege-nos contra armadilhas pessoais e profissionais. “Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; e pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as riquezas preciosas e deleitáveis.”


Provérbios 24:3 e 4








Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS