Player da Radio

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PÃO DIÁRIO

“O que quer que façais, sede sinceros para convosco e para com o mundo. Não escondais vossos pensamentos; se é vergonhoso revelá-los, mais vergonhoso é pensá-los.”

                                               Caminhos do coração
“porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” (Mateus 6:21 ARA)

O nosso cérebro é um armazém! Ele guarda (grava) tudo aquilo que queremos e até o que não queremos.



Aquilo que valorizamos fica mais fácil de gravar, e aquilo que mais acumulamos, toma conta do nosso coração (sentimentos).


Podemos entender que os sentimentos são a origem das nossas ações, mas qual é a origem dos sentimentos?


Aqui mora um segredo: “nossos sentimentos possuem origens”, podem ser memórias, situações que vivemos e as nossas preocupações.


Conforme reagimos aos sentimentos, criamos “caminhos” de escape das emoções. Fazendo uma analogia com uma praça, ou em um jardim, onde se passa mais vezes, não nasce grama. Isso explica um pouco as reações que temos. Elas acabam se transformando em reflexos, como os esportistas que desenvolvem técnicas para aperfeiçoar-se nos esportes.


O que fazer com os reflexos negativos? As reações de raiva, tristeza, angústia?


Slm 139:23-24 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.


Veja que o salmista fala em “caminho perverso”. São caminhos no nosso coração. Ligações (links) entre memória->emoção->reação.


O salmista pede a Deus que identifique os caminhos, e mostre as origens das reações, os motivos, as memórias, e assim tem onde melhorar.


Identificar as origens já é parte da solução, basta agora apresentar a Deus e pedir alternativas de como outro caminho pode ser criado ou mesmo curar alguma ferida, alguma situação que requeira perdão, ou um conserto mais detalhado.


Deus quer nos dar caminhos eternos para que as nossas emoções sejam saudáveis, vindas das fontes de vida!


Prv 4:23 Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.


Para isso precisamos nos encher colocar no nosso baú novos itens, tesouros verdadeiros (louvores, palavras, pensamentos novos), alimentos do alto.


Mat 4:4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.




Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS