Player da Radio

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PÃO DIÁRIO

“Quando você é bom para os outros, será sempre melhor para si mesmo.”

                                 Nascidos Para Doar



Durante vários anos tenho sido privilegiado por ser dador de sangue. É um privilégio porque sei que muitos não podem fazê-lo devido a doenças actuais ou passadas, ou devido a viagens que os expuseram a doenças transmissíveis ou outras razões. Assim, sinto-me honrado quando a cada oito semanas, mais ou menos, doo o meu sangue para beneficiar alguém que possa precisar dele.


Para expressar a sua gratidão, o nosso centro colector de sangue oferece t-shirts aos dadores, geralmente estampadas com alguma frase relacionada com a doação. Na última t-shirt que recebi está escrito: “Nascido para doar”, uma referência ao acto importante de doar sangue. Se está doente ou ferido e precisa de sangue, não existe substituto – ponche de frutas vermelhas não vai satisfazer essa necessidade, nem sumo de tomate ou de uvas, molho mexicano ou coisa similar. Para quem precisa de sangue, somente sangue de outra pessoa vai servir.


Doar sangue é uma acção relativamente simples. Leva apenas alguns minutos e o desconforto, se há algum, é mínimo. Existem, porém, outras formas de doação, de igual valor e importância. Na verdade, quer ocasionalmente doe ou não, um pouco do seu sangue, você está definitivamente classificado entre aqueles que são “nascidos para doar”.


Doar dinheiro ou bens materiais para alguém em necessidade vem-nos logo à mente. Para uma pessoa com necessidades palpáveis, assistência financeira ou material pode fazer uma tremenda diferença. Mas doar envolve alguma coisa mais do que aquilo que podemos tocar ou segurar nas nossas mãos.


Podemos doar tempo, seja para oferecer conforto e ajuda a quem esteja enfrentando graves provações pessoais, seja para ouvir e aconselhar alguém confrontado com difíceis decisões. Quando penso nas muitas ocasiões em que alguém se importou o bastante para discutir comigo e me orientar em questões prementes que aconteceram na minha vida, sempre me sinto cheio de gratidão por aqueles que compreenderam que “nasceram para doar”.


Podemos doar as nossas capacidades, talentos e energia para ajudar outros a completar alguma tarefa necessária. Isto vai desde ajudar alguém a limpar a casa ou cortar a relva, quando estiver impossibilitado fisicamente de o fazer, até prestar assistência a um colega de trabalho que luta para cumprir um prazo, mesmo que o projecto esteja fora de nossa responsabilidade. Doar pode ser tão simples como escrever um bilhete de encorajamento a um amigo ou sócio, fazendo que ele saiba que pensamos nele e lhe desejamos o melhor. Eu não conseguiria contar as vezes que alguém fez isso por mim, quando eu mais precisava de apoio emocional. Considere duas coisas que a Bíblia diz sobre o acto de doar:


Doar resulta em reciprocidade. Uma das grandes maravilhas do acto de doar é que quando doamos – de nós mesmos, de nosso tempo, energia ou posses materiais – também recebemos. O que recebemos é a alegria e satisfação de ser parte da ajuda dispensada a alguém em tempos de necessidade.


“Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece.”
Provérbios 11:24


Doar requer desprendimento. Doar nem sempre é fácil, podendo até requerer certo grau de sacrifício pessoal. Mas representa, também, oportunidade de investir parte de nós mesmos para o bem-estar de outro.


“Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.”
Actos 20:35

Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS