Player da Radio

quinta-feira, 6 de maio de 2010

PÃO DIÁRIO

“O ódio causa mais dano a quem odeia do que àquele que é odiado: eis que ele torna o homem ineficiente, incapaz para tratar com as causas do seu ódio.”


Gentileza: a Melhor Punição

Quando foi a última vez que se sentiu injustiçado por alguém? Pode ter sido há apenas cinco minutos, ontem, ou na semana passada. É bastante provável que não tenha que pensar muito para se lembrar de quando foi tratado injustamente, seja por causa de um acto intencional ou não. Ofensas não intencionais também causam dores profundas.







Como foi que reagiu quando esse acto prejudicial ou gesto inconsiderado ocorreu, ou quando a palavra insensível foi proferida? Você respondeu directamente, procurando defender-se e deixar que a pessoa soubesse o quanto se sentiu ofendido? Ou abrigou a mágoa privadamente, aplicando uma generosa dose de auto-piedade? Talvez tenha gasto tempo considerável tentando determinar a melhor maneira de retribuir à outra pessoa. "Não se ire, vingue-se!" - este é a atitude preferida de muitas pessoas.






E por que não? Se alguém nos trata de maneira errada, não seria apropriado responder com a mesma moeda? "Tudo o que vai, volta", diz outro ditado popular. Mas, e se ao invés de tentar endireitar o erro cometendo outro, respondêssemos com gentileza e compaixão, simplesmente relevando a ofensa, ou pelo menos, ignorando-a?






Você deve estar a pensar: "Impossível! Preciso fazer com que as pessoas saibam que não podem tratar-me com desconsideração. Se eu não me defender, quem o fará?" Quem? - não é mesmo! Novamente a grande sabedoria testada pelo tempo, conhecida pelo nome de Bíblia, oferece-nos uma perspectiva diferente - você pode até mesmo considerá-la radical, uma visão pelo avesso - sobre esta questão do certo, errado e vingança. Vamos dar uma olhada e analisar alguns comentários sobre este assunto:






 Não festeje a desgraça alheia. Dois erros jamais fazem um acerto, diz o adágio. Ser injusto para corrigir uma injustiça sofrida, apenas torna as coisas ainda piores. "Não se alegre quando o seu inimigo cair, nem exulte o seu coração quando ele tropeçar, para que o Senhor não veja isso e Se desagrade e se desvie dele a Sua ira"






Provérbios 24.17-18 (NVI)










 Não distorça o seu caso. Em nosso desejo de vingança, pode surgir a tentação de enfeitar os factos para atingir o resultado desejado. Novamente isto reduz-nos ao nível daquele que nos ofendeu em primeiro lugar.






"Não testemunhe sem motivo contra o seu próximo nem use os seus lábios para enganá-lo. Não diga: farei com ele o que fez comigo; ele pagará pelo que fez."Provérbios 24.28-29 (NVI)










 Condene o seu inimigo com gentileza. A pessoa que nos tratou injustamente, espera que respondamos de igual maneira. O que pode realmente apanhá-la com a guarda baixa - e talvez mesmo subjugá-la pelo remorso - seria reagirmos de uma maneira que ela claramente não merece.






"Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele, e o Senhor o recompensará"






Provérbios 25.21-22 (NVI)










 Confie em Deus para acertar as coisas. A coisa mais fácil de se fazer quando somos ofendidos é agir em nosso próprio benefício. Isto faz com que nos sintamos melhor e nos alivia de uma grande quantidade de stress e maus sentimentos. Porém, Deus promete endireitar as coisas se não ficarmos no Seu caminho interferindo com nossas acções impróprias. "Não diga: 'Eu o farei pagar pelo mal que me fez!' “Espere pelo Senhor e Ele dará a vitória a você"






Provérbios 20.22 (NVI)

Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS