Player da Radio

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Esperança atrás das grades


          Esperança atrás das grades

A mudança de vida de Roberto Disiwa

0 Roberto Disiwa tem 41 anos e nasceu em Benguela, An­gola. Nesta pequena conversa o Roberto partilhou o seu percurso e como encontrou esperança num lugar inesperado: atrás das grades.

Roberto veio para Portugal com o objectivo de estudar, mas as coisas não correram como previsto. "O meu percurso de vida foi um bocadinho complicado. (...) Trabalhava na construção civil" para ter sustento.

"As s companhias e os amigos" não foram de grande ajuda. "Conheci um amigo que vinha de França e consumia drogas". Ao ter este contacto, Roberto resolveu experimentar e acabou por "consumir drogas com ele. Andava nos roubos e consumia álcool".

"Tudo o que eu fazia não tinha sentido. Andava na vida sem direcção, sem rumo, sem nada." A vida do Roberto ficou cada vez mais envolvida pelo mundo das drogas. "Comecei a traficar droga e fui parar à cadeia. (...) Fui condenado a seis anos e oito meses" de prisão mas a pena foi reduzida para cinco anos e três meses, com um ano e três meses em liberdade condicional.

Não imaginava o Roberto que sé­ria na prisão que a sua vida iria mudar. Ali, "conheci Jesus através de um amigo que frequentava o programa do Desafio Jovem." Esse amigo levou--o às reuniões semanais no estabelecimento prisional, realizadas pelo pastor Gracindo Franco (Assembleia de Deus em Lisboa), que em parceria estreita com o Desafio Jovem proporcionou ao Roberto uma nova oportunidade.

O Roberto entrou para o programa do Desafio Jovem, numa das diversas comunidades terapêuticas presentes no nosso pai, enquanto ainda se encontrava em liberdade condicional

"Quando sai da prisão entrei logo no Desafio Jovem, Centro de Castanheira" do Ribatejo, onde esta em fase de integração.

"Aqui em Portugal estou sozinho. A minha família toda esta em Ango­la." Roberto tem um filho que, possivelmente, foi adoptado, resultado da negligência da sua "velha vida". Mesmo assim, não perdeu a esperança "eu entrego tudo nas mãos de Deus. Um dia destes vou encontrar o meu filho".

Hoje o Roberto é uma pessoa transformada por Deus e encontrou na igreja uma família que o acolheu. "O papel da igreja é muito impor­tante. A Palavra de Deus é eficaz, é poderosa e fez mudar a minha vida totalmente. Sem Deus eu não sou ninguém."

Roberto conclui "Deus é bom! Fez muitas coisas boas na minha vida! (...) Agora estou no caminho Certo



Excerto da revista Novas de Alegria, edição nº 827, Dezembro/2011. Assine a revista aqui: www.assinaturascapu.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS