Player da Radio

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Poder Dominador do Dinheiro

Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; assim se encherão de fartura os teus celeiros e transbordarão de mosto os teus lagares.

                          O Poder Dominador do Dinheiro



Real, dólar, euro, peso, libra, iene, rupia, rublo... Estes são apenas alguns nomes de moedas do mundo. Não importa qual o nome da moeda! O foco de grande parte do nosso tempo, energia e atenção, chama-se dinheiro.


Os Órgãos de Comunicação fornecem-nos relatórios de cotações nas bolsas de valores, análises económicas, índices de preços e projecções da inflação. Escritórios financeiros desenvolvem orçamentos e mantém estreita vigilância sobre as tendências da arrecadação e das despesas públicas. Na esfera pessoal examinamos os nossos talões de cheques, contas de poupança e investimentos, tentando determinar se teremos ou não fundos suficientes para satisfazer as necessidades presentes e futuras.


O dinheiro em si não é bom nem mal. Entretanto, todos nós conhecemos exemplos da força dominadora que o dinheiro pode exercer na vida das pessoas. Casamentos têm sido destruídos pela preocupação com riqueza e bens materiais. Carreiras têm sido arruinadas pela busca insaciável de recompensa financeira. Instituições têm sacrificado missões nobres, curvando-se às extravagâncias e influências de benfeitores com substanciais contribuições.


A Bíblia fala sobre o dinheiro tanto quanto sobre qualquer outro tópico e recomenda, com insistência, que sejamos extremamente precavidos quanto ao poder que ele pode exercer sobre as nossas vidas. Ela ensina: "O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e atormentaram-se com muitos sofrimentos" (I Timóteo 6.10).


Isto não significa que o dinheiro, em si, seja necessariamente mal, mas sem dúvida, pode trazer consequências destrutivas para qualquer que se torne obcecado por adquiri-lo e acumulá-lo. O livro de Provérbios fala muito sobre dinheiro. Vejamos uma pequena amostra das muitas passagens que o livro oferece, exortando-nos a sermos sábios quanto ao uso do nosso dinheiro:


Dinheiro pode corromper. Alguém disse: "Dinheiro é bom servo, mas um senhor perigoso." Devotar nossas vidas à busca de riquezas, pode não produzir, como resultado, a alegria e realização que esperamos. "O ímpio recebe salários enganosos, mas quem semeia a rectidão colhe segura recompensa".
Provérbios 11:18


Dinheiro não compra um carácter moral forte. Quando a riqueza se transforma no nosso objectivo, torna-se fácil fazer concessões morais para atingir metas. De repente, "os meios justificam os fins." Traços de carácter como integridade, generosidade, amor, compaixão, lealdade e honestidade não têm preço.
"Quem confia em suas riquezas certamente cairá, mas os justos florescerão como folhagem verdejante"
Provérbios 11:28


Dinheiro não significa necessariamente riqueza. Pessoas mais ricas nem sempre são as que alardeiam as suas posses. Riqueza não precisa ser pretensiosa e existem riquezas - em termos de obras sociais, bondade e serviço abnegado - que não podem ser avaliadas numa folha de balanço contabilístico.
"Alguns fingem que são ricos e nada têm; outros fingem que são pobres, e têm grande riqueza."
Provérbios 13:7

 Dinheiro não permanece. Quando morrermos, quanta riqueza deixaremos para trás? Toda ela! Se confiarmos na riqueza material, inevitavelmente ela trairá a nossa confiança. Quando findar o nosso tempo sobre a terra, não poderemos levá-la connosco.
"Quando morre o ímpio, sua esperança perece; tudo o que ele esperava do seu poder dá em nada"
Provérbios 11:7


Dinheiro não resolve todos os problemas. A falta de dinheiro pode acarretar muitas dificuldades, mas possuí-lo nem sempre as resolve. Na verdade, possuir riqueza pode representar um conjunto de problemas totalmente diferente. Podemos sentir-nos agoniados só de pensar como evitar a perda do que possuímos. Podemos perder o sono, preocupando-nos como ganhar mais. O prazer da riqueza pode despertar um apetite insaciável por mais.


"É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação"        Provérbios 15:16








Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS