Player da Radio

terça-feira, 14 de setembro de 2010

PÃO DIÁRIO

“A paciência bíblica não está arraigada no fatalismo que afirma estar tudo fora de controlo. Está arraigada na fé que afirma estar tudo sob o controlo de Deus”.”

                           Sem Esterco Não Há Leite



"Se não fossem todos os problemas com os quais tenho de lidar, o meu trabalho seria óptimo!" - algo assim já passou pela sua mente? Se sua resposta for positiva saiba que você faz parte de um "clube" que conta com milhões de membros!


O poeta escocês Robert Burns escreveu há mais de duzentos anos, que mesmo os nossos planos mais cuidadosamente preparados geralmente fracassam. Diligentemente planeamos o dia de amanhã, na tentativa de antecipar todos e quaisquer obstáculos que possam impedir a realização de nossos objectivos e, com entusiasmo e optimismo, chegamos para trabalhar.


Mas antes que o nosso primeiro café possa esfriar, algo acontece para tornar inúteis nossos meticulosos planos. Pode ser uma emergência que desorganiza a nossa agenda e afecta o curso do resto do dia. Talvez os dados tão necessários que estão a ser preparados por outro escritório demorem a chegar, ou nunca cheguem. Ou, quem sabe, o computador resolve "travar" e o trabalho quase terminado, tenha que esperar que alguém venha analisar e solucionar o problema. Também pode ser preciso intervir numa discussão entre dois ou mais membros da equipe. Ou algo mais simples como derramar um café sobre o relatório que precisa ser apresentado em quinze minutos. Parece sem fim a lista de problemas que podem transformar instantaneamente um dia calmo de trabalho num caos. Se ao menos houvesse um meio de eliminar essas dificuldades! Certo?


Na realidade, tentar eliminar os embaraços do nosso trabalho poderia não ser o mais sábio a ser feito. Os problemas com que nos deparamos, tanto no trabalho como em nossa vida pessoal, geralmente provam ser os ingredientes necessários para tornarem nossos os empreendimentos bem sucedidos.


Assim como a madeira da árvore torna-se mais dura quando tem que enfrentar condições ambientais adversas, a nossa performance pode ser realçada à medida que aprendemos a responder de modo apropriado aos problemas que nos desafiam.


Um empregado chave, por exemplo, pode ser pouco simpático. Ainda assim, as suas capacidades e experiência podem sobrepujar qualquer inconveniência ou desprazer provocados pela necessidade de tratar com suas peculiaridades. Às vezes, pessoas que parecem corrosivas connosco como lixa, servem para amenizar algumas de nossas arestas. Na verdade, os problemas são-nos benéficos de várias maneiras. Aqui estão duas delas:


Sem esterco, nada de leite. Certo amigo participava de uma reunião para decidir se a cidade deveria ou não sediar um grande evento internacional. O encontro concentrou-se sobre os problemas potenciais resultantes de uma multidão de pessoas de diferentes culturas. Quando pediram a opinião dele, ele simplesmente citou Provérbios 14.4: "Onde não há bois, o celeiro fica vazio, mas da força do boi vem a grande colheita." Em outras palavras - se você quer benefícios, tem que estar pronto para lidar com dificuldades que vêm junto com eles.


Força através da pressão. Qualquer um pode desfrutar de certa medida de sucesso quando as coisas andam com facilidade, dentro do planeado. Mas o teste, tanto para a capacidade quanto para o carácter, está na forma como lidamos com dificuldades que devemos enfrentar, ao longo de um dia comum. Desmoronamo-nos em pânico ou cuidadosamente avaliamos a situação? Consideramos as opções e determinamos o melhor caminho para vencer o problema? Contribuímos para o estabelecimento do caos, ou comunicamos calma?


"Se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força!"


Provérbios 24.10


 Pro 24:10 Se enfraqueces no dia da angústia, a tua força é pequena.


Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS