Player da Radio

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PÃO DIÁRIO

A Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar a nossa vida."


                               Onde busca a direcção?

O nosso mundo tem-se tornado cada vez mais complexo, de todas as formas concebíveis – tecnológica, económica, social, política e vocacionalmente. Assim, quando for o momento de tomar decisões importantes, os limites são mais elevados e os factores a serem considerados mais complicados.



Decisões aparentemente simples, como iniciar um portal na Web, desenvolver uma lista de missões corporativas e até mesmo determinar com que instituição financeira negociar, podem mostrar-se verdadeiramente esgotantes. Já vivi o bastante para dar-me conta, de que não tenho todas as respostas. Na verdade, nem mesmo sei quais são as perguntas certas! Por este motivo, ao enfrentar uma decisão crucial, que envolva mudança de carreira, compra de um carro novo, ou até, como abordar uma situação familiar difícil, geralmente volto-me para amigos de confiança em busca de conselho. Vezes sem conta tenho-me deparado com esta verdade: “Nenhum de nós sozinho é tão inteligente quanto todos nós juntos”.

                                                   É Melhor Serem Dois...

O livro de Provérbios repetidamente desafia-nos a buscar conselho e a estarmos abertos aos que oferecem conselhos proveitosos. Enfatiza a importância do trabalho conjunto:


“Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro”
Provérbios 27:17


Este conceito é expresso de modo diferente numa outra parte da Bíblia:


“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho deduas pessoas... Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade”
Eclesiastes 4:9-12


Por vezes recebemos conselhos sem pedir, mas se formos sábios, nós os ouviremos e os examinaremos com cuidado. Se o conselho partir de alguém que realmente se importa connosco, será um presente precioso.


“… assim é o doce conselho do homem para o seu amigo.”
Provérbios 27:9 b)


Vejamos outros princípios tirados de Provérbios sobre buscar e receber conselhos:


•Antes de dar passos importantes, procure aconselhar-se. Com muita frequência, agimos primeiro para depois ficar a imaginar as possíveis consequências. Um pessoa de sabedoria evita agir precipitadamente. Conselheiros sábios podem apontar antecipadamente falhas em nosso modo de pensar, ajudando-nos a evitar desastres.


“Os projectos se confirmam pelos conselhos; assim, pois, com prudência faze a guerra.”
Provérbios 20:18


“…e há vitória na multidão dos conselheiros. “
Provérbios 24:6 b)


•O Conselho sábio ajuda a produzir o resultado desejado. Às vezes tornamo-nos tão determinados a seguir o curso de acção, que esquecemos de consultar previamente outras pessoas. Elas poderiam dar suporte à nossa decisão e ver alguma fragilidade em nosso plano, que não percebemos. Como diz o adágio: “Às vezes não vemos a floresta por causa das árvores.” Conselheiros de confiança podem ajudar-nos a atingir os objectivos.


“Onde não há conselho, frustram-se os projectos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem.”
Provérbios 15:22


•Escolha cuidadosamente os seus conselheiros. Quando buscar conselho orientação para tomar decisões importantes, seja cauteloso para não abordar somente as pessoas que vão dizer-lhe o que quer ouvir. Procure pessoas que genuinamente se importam consigo, tenham a experiência e percepção especiais sobre a questão que está a enfrentar e considere com muita seriedade o que elas lhe disserem.


“Os planos dos justos são rectos, mas o conselho dos ímpios é enganoso”
Provérbios 12:5


•Só porque uma decisão parece certa, não significa que seja necessariamente certa. Inclinações pessoais ou emocionais, podem por vezes ofuscar o nosso julgamento. Podemos desejar tanto uma coisa, que ficamos determinados a possuí-la, não importa a que preço. Em tais ocasiões, conselhos sábios e objectivos são mais necessários que nunca.


“Os pensamentos do justo são rectos; mas os conselhos do ímpio são falsos. “
Provérbios 12:15




Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS