Player da Radio

quinta-feira, 17 de junho de 2010

PÃO DIÁRIO



“Deus tem uma obra a realizar neste mundo; fugir dessa obra por causa das dificuldades e obstáculos é rejeitar Sua autoridade”.

                                       UMA QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE


Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

Tiago 1.13-16


O facto de o homem ser detentor de uma natureza pecaminosa não o exime da responsabilidade que tem pela realização de seus actos. O texto acima nos mostra que a culpa por seus actos pecaminosos não pode ser transferida para Deus, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele a ninguém tenta. O homem é tentado pelos seus próprios desejos e, da realização desses desejos é que nasce o pecado, provocando uma sentença de morte que é proferida pelo justo Juiz.


O que fazer então, para escapar de tão grave sentença judicial de morte, uma vez que a culpa não pode ser transferida para Deus?


O apóstolo Tiago continua seu relato afirmando que Deus é a origem de todo o bem e que Ele nos gerou para sermos suas primícias, e a seguir nos ensina como ser vencedores e absolvidos desse terrível julgamento.


•Tiago primeiro nos ensina que "todo homem deve ser pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar"


Tg 1.19


Isto significa ter uma postura correcta diante das situações; pois ao se permitir ouvir sua percepção é aumentada, ao ficar calado sua atenção é redobrada e ao coibir seu extremo envolvimento emocional causado pela ira sua visão permanece aberta e sua capacidade de julgamento não é cooptada pela astúcia daqueles que induzem ao erro.


•Outro ensino ministrado faz menção ao despojamento de toda impureza e acumulo de maldade para poder acolher a Palavra de Deus, que é poderosa para salvar a alma
Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundície e de todo vestígio do mal,
recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.
Tiago 1.21


Isso mostra que, embora a obra da salvação seja eficazmente dirigida por Deus, a participação humana dá-se não só no sentido de receber a acção de Deus mas, também em se entregar para ser tratado, trabalhado, moldado (como o barro nas mãos do oleiro) e, dessa maneira se torna também cooperador de Deus e trabalha juntamente com Ele, uma vez que o verbo está no presente contínuo e na forma imperativa, demonstrando alguém que age continuamente ao receber a ordem e evidenciando a verdadeira postura do servo de Deus, evidenciando a verdadeira postura do servo de Deus.


•Uma terceira lição que podemos destacar, faz menção à prática da Palavra de Deus.


“Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes enganando vos a vós mesmos Tiago 1.22


A prática da Palavra é o diferencial entre o infiel e hipócrita e o fiel e operante praticante dos actos de Deus.


Não se pode transferir responsabilidade. Reconheça seu estado de pecado, assuma seus erros e defeitos, entregue-se ao Senhor com fé e viva proactivamente na graça renovadora e de profunda transformação diária que só Cristo pode dar e fazer.


Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS