Player da Radio

sexta-feira, 4 de junho de 2010

PÃO DIÁRIO



“Nenhum dever é mais urgente do que retribuir com agradecimento.”

                                     Apreciação: Gratidão e Valorização

“Dando sempre graças por tudo ao nosso Deus e Pai, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.”



(Efésios 5:20)




A apreciação é o agradecido reconhecimento do valor, qualidade ou significado de um presente, de uma acção ou de uma pessoa. A palavra apreciação tem por base o termo latino “appretiãre", significando avaliar. Outros sinónimos de apreciação são, gratidão, agradecimento, reconhecimento, identificação.


As pessoas precisam receber reconhecimento de que elas próprias e o que fazem são valorizadas pelos demais. Nossa necessidade de reconhecimento está ligada à necessidade de atenção e significância, e crescemos quando as recebemos. Apreciação fornece-nos uma estimativa positiva. Ela afirma que o nosso desempenho é valioso e encoraja-nos a melhorá-lo.


A ausência de apreciação é nomeada por vários termos, como depreciação ou ingratidão. Significa que as pessoas não recebem um estímulo positivo quando realizam coisas que têm valor; elas sentem que seus esforços foram ignorados e que sua contribuição foi desperdiçada ou, pior ainda, que elas mesmas não são valorizadas. Neste caso, a frustração é crescente e por vezes as pessoas podem dizer coisas como, “eles não apreciam o que eu faço”; “ela é ingrata”; ou “ele jamais mostra reconhecimento por ninguém”.


Toda a pessoa necessita ser valorizada pelos outros. Queremos que a nossa presença e esforço sejam reconhecidos. Precisamos de estímulos positivos e reconhecimento. Quando recebemos isto sentimos que temos valor e significância.


Acções:


Agradeça a Deus por todas as coisas.


Ore pedindo ajuda para mostrar mais apreciação por outras pessoas.


Envie uma nota de agradecimento.


Reconheça o desempenho dos outros.








Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS