Player da Radio

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PÃO DIÁRIO

A espera paciente é muitas vezes a maneira mais elevada de fazer a vontade de Deus”.

                                             Desenvolvendo a Paciência





A vida parece um teste de paciência! Nesta semana a sua paciência pode ser posta à prova em pelo menos quatro formas diferentes:


Interrupções – Ao sentar-se para jantar, alguém pode bater à sua porta ou o telefone pode tocar; ao entrar na sala de estar para descansar um pouco, alguém pode chamá-lo. Ou então, ao trabalhar arduamente para cumprir um determinado prazo de entrega, não tendo espaço para admitir qualquer interrupção, o seu chefe pode pedir-lhe que compareça a uma reunião.


Inconveniência – O seu voo está atrasado ou foi mesmo cancelado; problemas com o seu carro poderão deixá-lo parado no meio da estrada ou mesmo na garagem; alguém pode pedir-lhe ajuda no momento mais inoportuno. Como reagirá e este tipo de situações?


Irritações – De algum modo, poderá ficar irritado por alguma daquelas pequenas coisas que estão fora do seu controlo e que tornam a sua vida desconfortável. Irritações tendem a trazer à tona o melhor ou o pior que há em nós. No seu caso, como é que é?


Inactividade – Poderá ser obrigado a esperar... em filas, em escritórios, no trânsito, em elevadores. Com muita coisa para fazer em pouco tempo, ficar parado é um teste à paciência de qualquer um. A maioria das pessoas que conheço prefere fazer qualquer coisa, a ter que esperar, seja qual for o motivo.


Pesquisas têm demonstrado que pessoas habitualmente impacientes, são mais propensas a um AVC (acidente vascular cerebral). O acréscimo de stress é demasiado para um coração que, embora fragilizado por algum motivo, ainda não tenha dado sinais dessa situação. Talvez seja este o motivo para o alerta de Provérbios 19:2: “A impaciência irá metê-lo em apuros” (tradução livre).


“Não é bom agir sem reflectir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho.”Provavelmente até poderia citar alguns exemplos pessoais desta verdade.Se quiser alguns conselhos práticos para desenvolver a paciência, a Bíblia é uma excelente fonte de sugestões. Vejamos algumas:


Descubra uma nova perspectiva. Procure uma nova maneira de encarar a situação. A paciência começa sempre pela mudança na maneira como pensamos acerca de algo. E sempre existe mais de uma perspectiva para se olhar alguma coisa, transformando o negativo em positivo! “A sabedoria do homem dá-lhe paciência (Provérbios 19:11).


“A discrição do homem fá-lo tardio em irar-se; e sua glória está em esquecer ofensas.”


Desenvolva um senso de humor. Aprenda a rir de si mesmo e das circunstâncias, em vez de permitir que elas o deixem zangado e irritado. Encontre o lado engraçado da sua frustração. Estudos médicos têm demonstrado que pessoas com sentido de humor vivem mais. “Uma atitude descontraída prolonga a vida do homem(Provérbios 14:30).


“ O coração tranquilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos.”


Aprofunde o seu amor. Quando está cheio de amor, quase nada tem o poder de o provocar, mas, se estiver cheio de raiva, qualquer coisa o fará. Amar é pensar no que outras pessoas precisam e não apenas no que nós necessitamos ou queremos. “O amor é paciente, o amor é bondoso…” (I Coríntios 13:4).


Dependa de Deus. Se acredita que Deus está no controlo das circunstâncias que o cercam e que Ele não se surpreende quando obstáculos ou interrupções interferem na sua agenda, poderá relaxar e confiar que Ele cuidará para que tudo redunde em seu favor. A crise que teme pode ser afastada. “Deus pode fortalecê-lo... com abundante poder para enfrentar quaisquer circunstâncias com firmeza, paciência e alegria" (Colossenses 1:11).


“corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo








Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS